O Banco Central do Brasil (BCB) informou que não divulgará o relatório Focus na próxima semana, por conta da greve dos servidores do órgão iniciada na última sexta (01/04).
O relatório Focus conta com projeções para o mercado financeiro e indicadores econômicos. A sua publicação rotineira acontece às segundas.
O Relatório de Poupança, que deveria ser atualizado com os dados fechados de março no quarto dia útil do mês, também não sairá nessa data. E os Indicadores Econômicos Selecionados tampouco.
“Oportunamente, informaremos as datas de suas respectivas publicações”, disse o BC em breve comunicação à imprensa.
Fatores
Nos últimos dias, os servidores já vinham fazendo paralisações que levaram ao cancelamento de outras divulgações, incluindo dados fiscais e do balanço de pagamentos relativos a fevereiro.
Além do reajuste exclusivo do presidente Jair Bolsonaro (PL) a policiais federais, no fim de 2021, o estopim decorre da saída de férias do presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, que está em Miami.
Segundo o presidente do sindicato dos trabalhadores Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Fabio Faiad, a greve não tem tempo determinado.