Por que o dia internacional da mulher é comemorado em 8 de março?

Crédito: Getty Images
Compartilhe

Durante 112 anos, nós separamos um dia para homenagear as mulheres que protagonizaram todas as manifestações e movimentos sociais no mundo todo. Esse é um dia para quem defende suas próprias conquistas, culturais, sociais e políticas.
Com um histórico de representatividade e luta, o Dia Internacional da Mulher é uma das datas mais importantes e significativas, mesmo que nem todos vejam dessa forma. Em 1908, o primeiro Dia da Mulher foi comemorado nos Estados Unidos, apesar de que muitos atribuem a data ao incêndio que ocorreu em 1911.

E quando realmente começou?

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York.
Logo após isso, em 1911, a organização do grupo Internacional Socialista quis proclamar o Dia da Mulher para reconhecer a causa feminina, ao passo que multidões de mulheres manifestavam nas ruas de outros países e exigiam mais direitos e visibilidade no trabalho.
Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) eclodiram ainda mais protestos em todo o mundo. Mas foi em 8 de março de 1917, quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, por causa das más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.

O famoso incêndio

Mas o marco mais famoso dessa data é sem dúvidas o incêndio que ocorreu em uma fábrica em 1911. Os donos dos estabelecimentos escondiam os relógios e trancavam as portas para que os funcionários perdessem a noção de tempo e trabalhassem mais. Então aconteceu uma tragédia na Triangle Shitwaist Company, um incêndio no dia 25 de março começou durante o expediente que matou 125 mulheres.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

A comoção foi tanta que no dia 5 de abril, 100 mil pessoas se reuniram no funeral coletivo das vítimas e exigiram justiça. Por isso muitos creditam este acontecimento como o precursor da data comemorativa do Dia da Mulher, ainda que ele não tenha ocorrido em 8 de março.

O real valor da Mulher

Com o passar dos anos, o dia da mulher se tornou rotineiro nas grandes comemorações. As pessoas dedicam coisas carinhosas e demonstrações de amor, mas só recentemente que o tema começou a se tornar um símbolo da luta e do real valor da mulher.
Desde a luta pelo direito ao voto até a difícil conquista pelo salário igual, as mulheres vem batalhando e a cada dia conquistando seu espaço de forma significativa.
A luta não acabou, ainda existe muito pelo o que se lutar, mas o dia da mulher não é somente flores, cartas e chocolate. É um dia para comemorar a força que todas elas possuem para alcançar sua independência.
Fonte: O Imparcial

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais