Poupar ou não? Flamengo e Grêmio marca duelo filosofias entre Jorge Jesus e Renato Gaúcho

Treinador afirma que astro brasileiro não está em condições de atuar. Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Compartilhe

O torcedor que quiser comparar as escalações de Flamengo e Grêmio da semifinal da Libertadores com a de hoje, às 16h, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro, verá que muita coisa mudou. De um lado, o rubro-negro tem cinco desfalques confirmados; do outro, o tricolor gaúcho soma a mesma quantidade. Mas essas ausências não simbolizam apenas indisciplina esportiva ou lesões, mas as maneiras distintas de os técnicos Jorge Jesus e Renato Gaúcho darem rodagem aos elencos.
Por sinal, essa é a característica que mais antagoniza os dois comandantes. Jesus foi na contramão da tendência nacional de poupar todo o time titular antes de jogos decisivos e sempre manda a campo o que tem de melhor. Questionado, responde que organiza o seu elenco para suportar duas competições diferentes (Brasileiro e Libertadores). Descanso apenas em caso de esgotamento físico — como acontecerá hoje, contra o Grêmio.
— É verdade que esse jogo antecede a final que toda a nação do Flamengo sonha (Libertadores), mas vamos olhar o que é mais importante para o clube, que está próximo de conquistar dois títulos. Vamos pensar uma forma para que o time não fique desequilibrado e possa somar pontos contra o Grêmio — disse Jesus.
Essa atitude contrasta exatamente com a de Renato Gaúcho, que não faz cerimônia ao poupar todos os titulares se for preciso. O técnico sempre deixou claro que a sua intenção é focar nos torneios de mata-mata, e os títulos conquistados na Libertadores de 2017 e da Copa do Brasil de 2016 mostram que a escolha deu frutos. Ou seja, não há lado certo ou errado.
Essa diferença de ideias é comprovada nos números. Por exemplo, Éverton é o jogador do Grêmio com mais minutos jogados em 2019 (4.039), enquanto Willian Arão é quem mais entrou em campo pelo Flamengo com 4.918. Isso equivale a 9,7 jogos a menos neste ano para o atacante gremista.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Outro dado curioso é que a partida em que Jorge Jesus teve menos titulares à disposição foi na vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza, no Castelão, pela 26ª rodada: apenas seis — João Lucas, Renê, Reinier, Lucas Silva e Vitinho iniciaram entre os titulares.
Sobre a partida de hoje, o técnico português será forçado a não utilizar o volante Willian Arão, o meia Gérson e o atacante Bruno Henrique, que receberam o terceiro cartão amarelo contra o Vasco e não poderão atuar. Além disso, o zagueiro Pablo Marí e o atacante Vitinho ficaram no Rio de Janeiro para tratarem de dores musculares.
Flamengo pode encaminhar título
Já o Grêmio não contará com os convocados Kannemann e Matheus Henrique, os lesionados Jean Pyerre e Luan, e o impedido por força contratual Rômulo. O clube gaúcho está na 4ª colocação, com 56 pontos.
Não há dúvidas de que o foco do Flamengo está voltado para a final da Libertadores contra o River Plate, que será disputada no sábado que vem. Mas o rubro-negro pode ser campeão brasileiro já no próximo fim de semana — mesmo sem entrar em campo. Para isso, precisa combinar três resultados.
A conta é simples: nesta rodada, o Flamengo precisa vencer o Grêmio, na Arena, e o Palmeiras tropeçar contra o Bahia, na Fonte Nova; na próxima, os paulistas não podem vencer o mesmo Grêmio, no Allianz Parque.
Caso isso ocorra, o Palmeiras chegaria no máximo a 81 pontos, mas perderia no número de vitórias (25 a 23). Ou seja, título rubro-negro garantido .
Para não depender de nenhum outro resultado, a conta do Flamengo é de duas vitórias e um empate nas próximas cinco rodadas..

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais