Povos indígenas são homenageados no Curral do Garantido em Manaus

Integrantes do povo Kokama subiram ao palco e deixaram mensagem alusiva ao 19 de abril. Fotos : Eduardo Cavalcante
Compartilhe

O 2º Curral do Garantido da temporada 2023, realizado no sábado (22/04), no Sambódromo, teve um momento especial.

Indígenas da etnia kokama subiram ao palco e deram seu recado. Dançando, cantando e falando, lembraram o 19 de Abril, destinado à celebração dos povos indígenas do Brasil.

A homenagem ao levantador Carlinhos do Boi também foi uma noite de celebração, comemoração e alerta pelos povos originários.

“Falar dos povos indígenas é falar da Resistência, é falar da luta, é falar de um povo milenar, é falar da nossa cultura, é falar dos nossos ancestrais. Já habitávamos nessa terra muito antes da descoberta do Brasil, essa Mata essa terra foram palcos de guerra. Viva os povos originários da floresta. viva a nossa resistência. Vidas indígenas importam”, disse o indígena Ícaro Lucas, ou Mapo Kokama, na língua indígena.

Fotos : Eduardo Cavalcante

Em seguida o cacique Eliziário Kokama leu um texto em sua língua materna e todo o grupo cantou e dançou dividindo o palco com Carlinhos do Boi, o homenageado da noite. A toada “Lamento de Raça”, do poeta e compositor Émerson Maia, falecido em 2020, formou a trilha sonora deste momento tribal da noite.

O líder indígena elogiou a iniciativa de ter um momento tribal no Curral do Garantido. “O Garantido sempre teve o compromisso de mostrar nossa cultura para o mundo, e não apenas nossa cultura, também a resistência do nosso povo, que luta pela igualdade, pela sustentabilidade, e pelo bem estar social”, comentou o cacique Kokama.

 

Fotos : Eduardo Cavalcante

Sabá deu o recado

Em outro momento da noite, já na apresentação de Sebastião Júnior, o grupo voltou ao palco desta vez para encenar sob a trilha de “Índio do Brasil”, composição de Geandro Pantoja e Demétrios Haidos que marcou o ano de 2004, quando o Garantido apresentou o tema “Amazônia, Coração brasileiro”.

O levantador oficial do Garantido anunciou o momento dizendo que era uma homenagem justa e obrigatória.

Comemoração e alerta

Ìcaro Lucas, que também canta toadas de boi, se disse muito feliz com aquela apresentação, mas lembrou que os problemas enfrentados pelos povos indígenas não podem ser esquecidos e têm que estar no roteiro dos eventos realizados pelos bois-bumbás.

“É muito bom estar aqui mostrando um pouco da nossa ancestralidade, mas muito ainda precisa ser feito. Nós, os indígenas, ainda somos desrespeitados e ignorados por muitos e continuaremos lutando pelos nossos direitos” declarou Lucas.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!