Preço do café ao consumidor final subiu 52% em 2021, aponta Abic

A pandemia da Covid-19, a alta do dólar, e o voluma da safra são fatores que influenciaram nos preços - Foto: Waferboard/ Flickr
Compartilhe

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o grão de café ficou 155% mais caro ao longo do ano de 2021. E nas prateleiras, a média de elevação foi de 52% para o consumidor final.

A valorização do dólar, o aumento dos custos dos insumos, o volume da safra, o clima e a continuação da pandemia foram os fatores que mais influenciaram da elevação dos preços do produto, segundo a entidade.

Consumo

E mesmo com preço, os brasileiros continuaram apreciando muito o grão, que é um dos elementos culturais do país. Em 2021, as safras de consumo interno chegaram a 47,7 milhões.

Dessa forma, o Brasil manteve a posição de segundo maior consumidor de café do mundo. A diferença para o primeiro lugar, ocupado pelos Estados Unidos, é de 4,5 milhões de sacas.

Guerra na Ucrânia

Segundo o presidente da Abic, Ricardo Silveira, a guerra na Ucrânia, que elevou os preços das commodities no mundo, não deve impactar o preço dos insumos no curto prazo, já que os produtores estão abastecidos, com estoque.

Fonte: CNN.*

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais