Preço do material de construção continuará subindo em 2021, preveem especialistas

Cimento é vendido a 43 reais a saca em Manaus Foto: reprodução
Compartilhe

A pandemia de Coronavírus mexeu profundamente com o mercado da construção civil em 2020 e a perspectiva do mercado é que os valores continuem alterados no inicio de 2021. Alguns produtos e  insumos sofreram reajustes que vão de 40% no cimento a 150% nos fios de cobre. Os números são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção ( Cbic ). 

Com a nova onda de Covid-19 na maior parte das cidades do país, os preços dos materiais devem continuar em leve alta. Além de alguma “dificuldade” de abastecimento do setor por conta de paralizações em setores de produção como medidas para conter o avanço da doença, outro fator que tem puxado os preços, segundos os especialistas é o auxilio emergencial. Muitos beneficiários do auxilia pago pelo governo federal têm usado o dinheiro para construir. 

Em Manaus, a saca de cimento no inicio do ano era vendida em média a 25 reais. Com a pandemia, o produto quase que desapareceu do mercado e quando voltou, o cimento começou a ser vendido entre 43 e 45 reais a saca. Já o milheiro do tijolo, que antes da pandemia era comercializado a 500 reais, agora não sai por menos de 800, chegando a 900 reais. O cimento vendido no Amazonas em parte é produzido em  Manaus mas grande  parte vem de outros estados como Ceará e Pernambuco.

E se o consumidor reclama dos valores de cimento, tijolos e outros insumos, os empresários comemoram as projeções . Já se fala que a construção civil deve ter em 2021, o maior crescimento para o setor em oito anos. 

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, o Produto Interno Bruto (PIB) do segmento deve avançar 4% no próximo ano.Os dados foram registrados pela Cbic em seu balanço do segmento. “Nós temos de entregar [obras], estamos ‘vendidos’. Por isso, consideramos que uma grande ameaça para 2021 é o desabastecimento e o custo dos materiais. Como vamos ter de entregar, um acréscimo de custos pode ter um fardo muito grande nas empresas e nos contratos, com risco de judicialização ”, afirmou o presidente da Cbic, José Carlos Martins.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!