Prefeitura abre campanha dos 33 anos do ECA na rede de ensino

Fotos - Matheus Perdiz / Semed
Compartilhe

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abriu a campanha de aniversário dos 33 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), comemorado nesta quinta-feira, 13/7. A programação foi realizada na quadra da escola municipal Graziela Ribeiro, bairro Crespo, zona Sul da cidade, com a presença da equipe pedagógica, alunos, representantes da secretaria e do Conselho Tutelar da zona Sul 2.

Durante este mês, a data será celebrada na rede municipal de ensino com várias atividades coletivas e descentralizadas, como caminhadas, audiências públicas, seminários, debates nas escolas, produção de textos, de desenhos e painéis, além de estudos interativos.

A temática cumpre o que determina a lei nº 297, de 21 de julho de 2022, que institui a Semana de Divulgação e Valorização do ECA em Manaus. O estatuto tem por finalidade comemorar, refletir e realizar a defesa intransigente da infância e adolescência no município de Manaus.

Responsável pela coordenação da atividade, a assessora pedagógica Eliana Hayden, da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed, afirmou que há 20 anos essa grande conquista é celebrada em toda rede, que se alia aos projetos já desenvolvidos pelos profissionais de educação.

“Esse público precisa ter todos os direitos garantidos, precisa ser respeitado no desenvolvimento e na condição peculiar de criança. Este ano especificamente nós estamos trabalhando uma temática específica, porque estamos enfatizando bastante a responsabilização, porque no início do ano tivemos vários episódios de violência nas escolas. Cada direito corresponde a um dever e seus atos praticados dentro da escola de violência, de vandalismo os alunos vão ser responsabilizados por isso, ou de forma pedagógica ou repreensiva na delegacia de atos infracionais”, concluiu.

Programação

A conselheira tutelar da zona Sul 2, Katilene da Silva Castro, disse que o conselho caminha ao lado das unidades de ensino sobre qualquer situação relacionada à temática, assim como os pais das crianças, seja dentro ou fora do ambiente escolar.

“O Conselho Tutelar é uma voz da criança, é um representante da criança e do adolescente. Nós podemos garantir os direitos, com a comunidade, com a família, sociedade, poder público, para ver as crianças se desenvolverem de forma saudável emocionalmente, além de psicologicamente e fisicamente, por meio dos cuidados de todos de garantir e zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Hoje foi um dia fantástico na escola, no qual os pequenos foram conscientizados que podem sim verbalizar e confiar na professora, nos pais e no conselheiro tutelar”, citou.

Segundo a aluna do 5º ano matutino, Sharliane Estefany Rebelo, 11 anos, esse foi um grande aprendizado, porque a violência é algo que se faz presente e deve ser evitada.

“Eu aprendi que o ECA é um direito nosso e também temos deveres. Se a gente estiver sofrendo maus-tratos, algum aliciamento ou estupro, a gente pode contar com o estatuto e o Conselho Tutelar. Dessa forma, me sinto mais segura”, salientou.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais