Prefeitura alerta nomeados no concurso público da Semsa para o prazo de posse, que vai até 17/1

Foto: Divulgação / Semsa
Compartilhe

A Prefeitura de Manaus alerta os aprovados no concurso de Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nomeados e convocados no último mês de dezembro, para que realizem os procedimentos admissionais até 17/1, data final do prazo de posse. O processo para o ato de investidura inclui a realização de cadastro on-line e exames de saúde, além da apresentação na sede da secretaria.

Dos 500 convocados, aprovados nos cargos previstos nos editais 001, 002 e 003 de 2021 do concurso público, 314 iniciaram o processo de posse até a sexta-feira, 5/1. Nesse total se incluem 292 dos 473 convocados do Edital 002 – Especialista em Saúde e Assistente em Saúde; três dos sete chamados do Edital 001 – Médico – Especialista em Saúde; e 19 dos 20 convocados do Edital 003 – Assistente em Saúde – Condutor de Motolância e Condutor de Ambulância.

O chamamento de dezembro inclui aprovados nos cargos de médico, assistente em administração, programador de computador, administrador geral, advogado, enfermeiro epidemiologista, estatístico, farmacêutico geral, fiscal de saúde médico, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Com o chamamento de dezembro, o número de aprovados nomeados pelo município chegou a 1.788, correspondendo a 90% dos 2.001 profissionais classificados dentro do número de vagas do certame. Os editais de nomeação e convocação foram publicados nas edições nº 5.727 e 5.728, de 18 e 19/12, do Diário Oficial do Município (DOM), respectivamente, disponíveis nos links bit.ly/Nomeação18dez2023 e bit.ly/Convocação19Dez2023.

O subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento da Semsa, Nagib Salém, orienta os aprovados que ainda não iniciaram os procedimentos pré-admissionais a agilizar as pendências de documentação e avaliações de saúde para serem investidos em seus cargos e iniciarem exercício dentro dos prazos previstos nos editais.

“Não deixem tudo para o último dia para evitar eventuais dificuldades na conferência dos documentos e exames requeridos. Atentem para que os documentos digitalizados tenham boa qualidade, incluindo frente e verso, quando necessário, por exemplo”, recomenda.

Nagib salienta que a integração de novos servidores, por meio do concurso público, faz parte da estratégia da atual gestão municipal para ampliar e aprimorar os serviços ofertados à população na rede básica. Ele assinala que Manaus já é destaque na saúde básica no país, figurando há dois anos no primeiro lugar entre as capitais no programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde.

“E vamos avançar mais e mais na ampliação da cobertura da atenção básica e melhoria dos atendimentos e serviços prestados ao público, evoluindo com a atuação dos novos profissionais nas nossas unidades de gestão e assistência em saúde”, aponta.

Um desses novos profissionais é Jefferson Castilho Moraes, de 33 anos, que se apresentou na sede da Semsa na última semana, para a investidura no cargo de enfermeiro geral. Natural de Santarém (PA), ele conta que se preparou por mais de um ano para o concurso em Manaus, e hoje, após a aprovação e a convocação, expressa boas expectativas para o trabalho na rede básica de saúde em Manaus.

“É uma sensação muito boa assumir um cargo que a gente já vinha almejando, ainda mais podendo assegurar uma estabilidade. E a gente fica já ansioso para começar a trabalhar, acredito que vai ser uma boa experiência, de muito aprendizado”, afirma.

Procedimentos

De acordo com o edital publicado no DOM, os convocados devem inicialmente acessar o site pssemsa.manaus.am.gov.br e efetuar o cadastro on-line dos documentos requeridos no processo de admissão, listados no Anexo 2 do chamamento.

A listagem inclui documentos de identificação; certidões negativas de antecedentes criminais estadual e federal; comprovantes de escolaridade, conforme as exigências do cargo; registro no conselho profissional com comprovante de quitação da anuidade; comprovante de imunização contra a Covid-19, com o esquema vacinal completo; entre outros.

Após o cadastro on-line, os profissionais devem comparecer no auditório Deodato de Miranda Leão, na sede da Semsa, com acesso pela rua Maceió, 160, no horário das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, munidos do documento de identidade e CPF. Na recepção na secretaria, eles serão orientados quanto aos procedimentos pré-admissionais e checagem de pré-requisitos.

Concurso

As 2.001 vagas ofertadas no concurso público da Semsa foram distribuídas em três editais, sendo 124 do Edital nº 01/2022, para cargos de médico especialista em saúde; 1.822 do Edital nº 02/2022, para cargos diversos de especialista e assistente em saúde, de níveis médio, médio técnico e superior; e 55 do Edital nº 03/2022, para cargos de assistente em saúde, condutores de motolância e condutores de ambulância, de nível médio.

Mais da metade dos aprovados no certame, realizado nos meses de abril e junho de 2022, já tomaram posse em seus cargos e estão atualmente em atividade nas unidades da Semsa.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais