A prefeitura de Manaquiri (distante 165 quilômetros de Manaus) decretou estado de emergência na segunda-feira (17/10) devido a forte seca no Rio Solimões. Já são 34 municípios atingidos pela seca.
De acordo com nota divulgada pela gestão municipal, um levantamento de área dos locais afetados vem ocorrendo nas comunidades ribeirinhas para “a elaboração do plano de ação do estado de emergência”.
Outro fator que levou ao decreto foram as “dificuldades extremas enfrentadas pelos produtores no período de estiagem, que tem provocado o desabastecimento de insumos em alguns locais”, afirma a prefeitura de Manaquiri.
De acordo com um recente relatório da Defesa Civil do Estado, divulgado na última quinta-feira (13), os municípios em estado de alerta são: Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Eirunepé, Carauari, Juruá, Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Canutama, Tapauá e Beruri, Humaitá, Apuí, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba e Nova Olinda do Norte, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins, Jutaí, Fonte Boa, Japurá, Maraã, Uarini, Alvarães, Tefé e Coari.