Prefeitura e Capitania orientam distância de 200m para embarcações

A competição internacional vai acontecer na sexta-feira, 5/4, na praia Ponta Negra. Foto: João Viana / Arquivo Semcom
Compartilhe

A Prefeitura de Manaus e Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, reforçam os protocolos e medidas de uso correto da praia. Com a flexibilização de utilização de espaços, diante da redução de casos da Covid-19, as fiscalizações de situações de risco têm sido intensificadas.

As inspeções e orientações ocorrem, principalmente, na região do Tarumã e nos principais pontos turísticos da região como Ponta Negra, Praia da Lua, Praia do Tupé, Praia Dourada e Prainha. A distância que embarcações, como jet ski e lanchas, devem manter das praias é de 200 metros, conforme as Normas da Autoridade Marítima (Normam 03 e 07 /DPC). Além disso, há o cuidado com os banhistas, os militares destacam a obrigatoriedade do uso do colete salva-vidas (Normam 03 e 05/DPC).

Fiscalizações

Nas abordagens, a documentação da embarcação, dos condutores e da tripulação são verificadas, além do material de salvatagem, como coletes, boias, extintores de incêndio, e o limite da lotação.  Os inspetores navais ressaltam a importância do uso de equipamentos de segurança para uma navegação segura, como o colete salva-vidas.

Mais informações, denúncias ou orientações

A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental coloca à disposição da população os números: (92) 99302-5040, que também funciona como Whatsapp, e 185 – Marinha – Emergências Marítimas/Fluviais.

Normas e bom uso

Os banhistas que frequentam a praia do complexo devem respeitar as normas de uso e não ultrapassar áreas não permitidas para o banho, como é o caso do local chamado de “pedral” ou “prainha”, localizado após a faixa de areia da praia perene.

A área não é autorizada para uso, não contando com estrutura para o mesmo. A faixa de praia perene, construída após a reforma da Ponta Negra, é o único local autorizado e com segurança permanente nos dias de funcionamento. A Prefeitura de Manaus sinalizou o local, que é proibido para banho.

Não há faixa de segurança delimitada para o pedral e a população que insiste em usar a área, mesmo sendo orientada pela comissão, ciclopatrulha, bombeiros e Polícia Militar, está incorrendo em risco e responsabilidade pelo mau uso.

Efetivos da comissão, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e demais órgãos que já atuam na Ponta Negra estão com suas atividades direcionadas para orientar e fiscalizar os banhistas. A população precisa ajudar e resguardar sua própria segurança, não frequentando locais não autorizados.

Os corpos permanentes de segurança atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até às 17h, bem como para a manutenção do patrimônio de todo o complexo.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais