Manaus, 23 de janeiro de 2022
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Prefeitura inicia recuperação de área atingida por erosão na rua Henrique Martins

Foto: Ruan Souza / Semcom
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

A Prefeitura de Manaus iniciou obra emergencial para recuperação de área afetada por erosão na rua Henrique Martins, entre a avenida Eduardo Ribeiro e rua Joaquim Sarmento, localizada no Centro. A ação foi fiscalizada pelo prefeito David Almeida nesta segunda-feira, 4/10, que salientou a necessidade de conscientizar a população sobre a importância de não realizar construções em locais irregulares.

“Estamos no Centro de Manaus dando o ‘start’ na recuperação desse problema causado por uma construção irregular realizada em cima de um bueiro e das galerias. Esse problema é antigo, e agora vamos dar uma solução duradoura, resolver de uma vez por toda essa erosão, para que ela não aumente e venha a atingir outros prédios da área”, explicou Almeida.

Técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) estiveram no local e iniciaram o estudo do projeto. A ação também recebeu a visita de representantes da Defesa Civil Municipal.

David Almeida afirmou que a Prefeitura de Manaus irá intensificar as fiscalizações em obras realizadas pela cidade, para, assim, evitar que novas irregularidades aconteçam, minimizando o surgimento de pontos de erosão no futuro.

“Apenas na manhã desta segunda-feira, já fiscalizei as obras realizadas na rua 197 no Nova Cidade, próximo à Comunidade do Bananal, e na rua Manoel Ribeiro, no Mauazinho. Em ambos os locais, encontramos o mesmo cenário e os mesmos causadores, que são as construções irregulares. Não podemos continuar arriscando a vida da população de Manaus com esse problema. Vamos intensificar os serviços para acelerar a recuperação das áreas e intensificar a fiscalização”, concluiu o prefeito.

Obras de contenção

Na rua Manoel Ribeiro, no Mauazinho, zona Leste, a Prefeitura de Manaus, por meio da Seminf, atua na construção de uma escada hidráulica para conter uma erosão com aproximadamente 45 metros de altura.

Mais de 9 mil metros cúbicos de aterro foram utilizados; agora a escada hidráulica, com extensão de 80 metros, vai conter a força da água, para que possa escoar de forma correta.

As 100 famílias que residem na área sofriam principalmente nos períodos de fortes chuvas com alagamentos e desmoronamento de alguns trechos.

Segundo o engenheiro fiscal da obra, Edson Júnior, os serviços vão recuperar 100% da área para evitar que novas erosões aconteçam.

“Seguimos a determinação do prefeito David Almeida, que nos pediu celeridade para trazer segurança às famílias residentes no local. Com a construção dessa escada hidráulica, vamos garantir o acesso correto das águas e evitar novos desmoronamentos”, afirmou o engenheiro.

A moradora Maria de Jesus, 55, diz que é um sonho ver a obra, depois de tanto sofrimento durante as chuvas.

“Quando chovia, era um desespero para todos nós, e agora aqui, vendo de perto essa obra e com a visita do prefeito hoje, tenho certeza de que vamos voltar a ter paz. Pedimos essa obra há muito tempo e só agora fomos atendidos”, afirmou a moradora.

Nova Cidade

No bairro Cidade Nova, zona Norte, a Prefeitura de Manaus também recupera uma área de grande erosão na rua 197, conjunto Nova Cidade.

A erosão foi causada durante o forte período de chuvas na cidade, deixando o local com um declive acentuado, colocando em risco mais de 40 residências.  As obras também vão recuperar 100% da área, para evitar que novas erosões aconteçam.

Equipes da Seminf atuam na colocação de 700 metros quadrados de grama. Já foi realizado todo o dreno da grama em sete canaletas de coleta de água e todo o barro foi retirado para não ser acumulado. No local, a escada de 67 metros de extensão também já está concluída, e em breve a obra deve ser entregue aos moradores.

A dona de casa Maria Cristina, que mora no local há 13 anos, diz estar feliz com a obra.

“Eu vivo aqui há muito tempo, e esse buraco era um perigo principalmente para as crianças. Agora essa escada já dá acesso aos moradores e tenho certeza de que isso aqui nunca mais vai desmoronar”, concluiu a moradora.

A área será totalmente recuperada com cerca de 5 mil metros cúbicos de materiais e entregue aos moradores no prazo máximo de 90 dias, por conta da complexidade no local. A meta é que não haja risco de ocorrer uma nova erosão.

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!