Prefeitura recebe representantes do TCU em visita a espaço de acolhimento para imigrantes venezuelanos indígenas

Após reunião realizada na sede da secretaria, no Centro, zona Sul, a comitiva foi convidada a conhecer as instalações do Serviço de Acolhimento Provisório Indígena Venezuelano Warao Tarumã-Açu 1. Fotos - Marcely Gomes / Semasc
Compartilhe

Com o objetivo de apresentar as políticas socioassistenciais desenvolvidas pela gestão municipal e avaliar as demandas da capital amazonense, em especial para a qualificação do atendimento prestado a refugiados, migrantes e apátridas presentes na cidade, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), recebeu, nesta segunda-feira (03/07), uma comitiva de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU).

Após reunião realizada na sede da secretaria, no Centro, zona Sul, a comitiva foi convidada a conhecer as instalações do Serviço de Acolhimento Provisório Indígena Venezuelano Warao Tarumã-Açu 1, conhecido popularmente como Abrigo Warao, equipamento localizado na zona Oeste da cidade.

“Por ser um órgão de fiscalização, o TCU agora busca conhecer um pouco da nossa realidade, da atuação de nossos equipamentos e, principalmente, das nossas atuais dificuldades na qualificação de um atendimento tão específico quanto o dos indígenas venezuelanos da etnia Warao. É um momento de debate, de diálogo e de parceria do qual saímos muito satisfeitos e com a certeza da produtividade deste dia”, afirmou o titular da Semasc, Eduardo Lucas.

De acordo com Almir Serra, auditor federal de Controle Externo do TCU, o principal intuito da visita é avaliar, a nível nacional, o andamento do processo de integração social da população migrante no Brasil, identificando quais as principais demandas de polos migratórios como a cidade de Manaus e analisando formas de se oferecer auxílio federal.

“Manaus foi uma das cidades escolhidas para a visita devido ao seu grande fluxo migratório, por isso hoje tentamos entender de maneira detalhada a forma com que atualmente essa governança entre o município, o estado e o governo federal é desenvolvida e como isso pode ser enxergado nas boas práticas do município”, explicou.

Em funcionamento desde 2020, o equipamento conta com uma estrutura composta por dois redários, um refeitório, uma cozinha, um auditório, uma quadra de esportes, uma sala de saúde voltada para atendimentos e orientações quanto a saúde sexual e reprodutiva dos usuários e uma sala de escuta psicossocial.

Além do acolhimento, as equipes do serviço ainda atuam no processo de saída dos venezuelanos warao desses espaços, ofertando de cursos de formação profissional e promovendo a participação dos usuários em eventos de empreendedorismo realizados na cidade. O objetivo é garantir a autonomia das famílias acolhidas.

Coordenadora do Comitê Municipal de Políticas Públicas para Pessoas Refugiadas, Migrantes e Apátridas (Compremi), a assistente social Mirela Lauschner definiu a visita e o debate como fundamentais para o processo de concretização do “Plano Municipal de Atenção e Atendimento a Pessoas Refugiadas, Migrantes e Apátridas” que o município tanto aguarda.

“Após nosso último encontro para a discussão do novo desenho do plano municipal, realizado no último dia 23 de junho, o TCU aparece agora como uma figura que propõe novas discussões e provoca o município a repensar ainda mais suas políticas voltadas para esse público. É algo que ajuda a deixar mais evidente a necessidade latente da atuação de todas as políticas públicas, em todas as esferas federativas, de forma integrada e eficaz para a garantia de todos os direitos humanos e sociais de cada pessoa refugiada, migrante e apátrida presente no município de Manaus”, destacou.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!