Prefeitura reforça importância do cuidado integral à saúde do homem no Novembro Azul

Foto: Camila Batista / Semsa
Compartilhe

No mês de novembro, a Prefeitura de Manaus intensifica as informações sobre os cuidados com a saúde do homem de forma integral. Com a campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre os cuidados necessários para evitar doenças que comprometem a vida dos homens, dentre elas o câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai promover, ao longo do mês, uma série de atividades em todos os Distritos de Saúde da capital.

Realização de lives, divulgação de conteúdos educativos em canais de comunicação institucional, palestras e outras ações de educação em saúde serão realizadas nas unidades de saúde da rede municipal, onde será intensificada a oferta dos serviços que já são oferecidos como rotina à população masculina.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, analisa que o preconceito, resultante de uma construção social que ainda encara o autocuidado masculino como fraqueza, afasta os homens dos consultórios médicos e, quando eles procuram a rede de saúde, muitas vezes o quadro é preocupante.

“O cenário já mudou bastante, mas ainda enfrentamos esse desafio na ponta do sistema, porque muitos homens acham que, ao procurar a rede, estarão se mostrando vulneráveis. Mas precisamos reforçar que o autocuidado é uma demonstração de força, porque permite que muitas doenças sejam diagnosticadas precocemente. No caso de câncer de próstata, por exemplo, o diagnóstico precoce aumenta muito a chance de cura”, salientou.

A chefe do Núcleo de Saúde do Homem da Semsa, Maria Eliny Ribeiro da Rocha, enfatiza que as unidades de saúde do município desenvolvem orientações de promoção e prevenção de forma rotineira ao longo do ano. O diferencial do Novembro Azul é que há  intensificação na divulgação dos serviços de saúde da Atenção Primária do SUS, que disponibiliza atendimentos, exames, orientações e acompanhamentos aos homens.

“É um trabalho embasado na promoção, proteção e prevenção que comtempla a saúde do homem como um todo. Muitas barreiras precisam ser ultrapassadas e por isso investimos muito na divulgação de informações como forma de quebrar essa resistência ao autocuidado”, sintetiza.

 

Programação

A abertura do Novembro Azul será realizada na próxima quarta-feira, 3/11, na Unidade de Saúde da Família (USF) Senador Severiano Nunes, no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste. As equipes da Semsa realizarão testes rápidos para identificação de HIV, hepatite e sífilis, avaliação de saúde, aferição da pressão arterial e glicemia, além de distribuição de folders e atividades ligadas ao bem-estar.

A programação contará também com um ciclo de palestras educativas, cuja abertura será feita pelo subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coêlho, sobre prevenção do câncer de próstata e câncer de pênis. Em seguida, o câncer de mama masculino, as doenças sexualmente transmissíveis e a paternidade (pré-natal do homem) serão enfocados. Finalizando as atividades, o psicólogo André Cezar de Oliveira Lima, abordará a orientação sexual e a dependência de álcool e tabaco.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais