Prefeitura vai integrar grupo de trabalho de guarda de sítios históricos junto ao Iphan-AM

Foto: Divulgação/Secom
Compartilhe

A vazante histórica, que atinge gravemente a região amazônica, revelou quatro sítios arqueológicos em diferentes pontos do Estado do Amazonas e, no entorno de um deles, na capital. A Prefeitura de Manaus tem um projeto em andamento e já licitado que vai dar à cidade o futuro parque Encontro das Águas – Rosa Almeida, localizado na avenida Desembargador Anísio Jobim, nº 20, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste.

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) participou, nesta quinta-feira, 16/11, de uma reunião intergovernamental a convite do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por intermédio da superintendente Beatriz Calheiros, reunindo diversas secretarias municipais, estaduais e federais, para consolidar um grupo de trabalho técnico visando a proteção, salvaguarda e ações de documentação, registro e fiscalização desses bens, o que envolverá ainda organizações sociais e ambientais, além de arqueologia.

A estiagem, que é a pior dos últimos 121 anos, apesar dos impactos da seca, deixou os cursos d’água baixíssimos, como o rio Negro abaixo dos 12 metros, revelando sítios arqueológicos como o da ponta das Lajes. O sítio, que havia aparecido em 2010, apareceu pela segunda vez agora, de forma mais intensa, diante da extrema vazante.

O Implurb vai se somar aos esforços do grupo de trabalho na integração das ações no que for referente ao seu campo de atuação, especialmente porque o instituto já tem um termo de cooperação técnico e institucional com o Iphan-AM.

“A reunião coordenada pelo Iphan-AM reforça nossa diretriz e preocupação com o parque Rosa Almeida, que é vizinho do sítio arqueológico, e com o qual buscamos interação, esperando as reuniões de trabalho desse grupo. O sítio arqueológico é temporário, mas é de suma importância ver seu acesso e como ele será identificado, conservado e sua história catalogada para que, no futuro, possa até ter material para uma exposição, no próprio parque Encontro das Águas, utilizando os recursos tecnológicos e multimídia que temos acessíveis”, explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Para Valente, apesar das imensas dificuldades de uma vazante extrema como a que Manaus e o Amazonas passam agora, a natureza evidencia uma riqueza no afloramento arqueológico em toda a bacia amazônica, desde Tabatinga até cidades ao longo do rio Negro.

Guarda, preservação, fiscalização e também educação patrimonial devem compor as atividades do grupo de trabalho que será criado pelo Iphan-AM por meio de uma portaria, com duração inicial de um ano.

“O Implurb já trabalha em parceria com o Iphan-AM em diversos projetos, desde o programa ‘Nosso Centro’, e agora com o parque Encontro das Águas, que fica em uma área de paisagem única e de grande importância patrimonial, ambiental e arqueológica, ao lado do projeto, a ponta das Lajes. Sabemos que esse patrimônio histórico e arqueológico precisa desta guarda e proteção e, assim, do envolvimento de todos os órgãos”, comentou o diretor de Planejamento, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

O diretor frisa que o Implurb, justamente por ter a interação com o patrimônio histórico e a educação patrimonial, está a postos para contribuir e somar às demais secretarias e entes dentro da sua competência.

 

Ponta das Lajes

Com cronologia estimada entre mil e 2.000 anos atrás, a ponta das Lajes possui petróglifos, isto é, blocos rochosos nos quais há registros rupestres que representam figuras humanas. Em sua maior parte, as representações são de rostos, que a comunidade local chama popularmente de “caretas”, mas há também gravuras e uma área de oficina lítica com marcas de amoladores. O sítio das Lajes ainda possui bacias de polimento locais em que, há milhares de anos, povos originários confeccionavam suas ferramentas, como machadinhas.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!