O evento Latin America’s 50 Best Restaurants celebrou seus 10 anos com a cerimônia de premiação que aconteceu pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, mais precisamente, no hotel Copacabana Palace, patrocinada por S.Pellegrino & Acqua Panna.
O evento trouxe estabelecimentos de 23 destinos, dois a mais do que a edição de 2022, com a estréia de oito restaurantes no ranking.
O que mais me chamou atenção no evento deste ano foi o protagonismo das mulheres, que tiveram o maior destaque nas premiações.
Mas inicio falando da presidente que representa o Brasil na publicação, Rosa Moraes, que teve um trabalho desafiador de trazer a cerimônia para o país e que tornou possível esse grande sucesso para o turismo gastronômico brasileiro. Mas a força desta mulher em prol da cozinha brasileira se destaca há muitos anos. Rosa é responsável por trazer o primeiro curso de gastronomia há 23 anos atrás, sendo hoje embaixadora de Turismo e Hospitalidade do grupo Anima Educação.
A premiação destacou as mulheres como a chef paulistana Janaína Torres Rueda, do restaurante A Casa do Porco (SP) que recebeu o prêmio Latin America’s Best Female Chef 2023, e se emocionou muito por estar recebendo essa distinção no seu país.
A chef curitibana Manoella “Manu” Buffara, do restaurante Manu, que além de obter a 35ª colocação no ranking, foi vencedora do prêmio Flor de Caña Sustainable Restaurant Award. A chef Manu Buffara promove na capital paraense diversas ações sustentáveis em seu restaurante, incluindo a preservação das abelhas brasileiras e o incentivo a jovens produtores em áreas de pesca e agricultura no estado do Paraná. Além de promover hortas urbanas em Curitiba, que transformaram zonas abandonadas da cidade em áreas de fornecimento de alimentos às comunidades. Curitiba foi eleita a cidade mais sustentável da América Latina e a 14ª do mundo, sendo referência internacional.
Maribel Aldaco, chef do restaurante Fauna (No.5), no Valle de Guadalupe (México), recebeu o prêmio Latin America’s Best Pastry Chef Award 2023, patrocinado pela República del Cacao. Maribel recria sobremesas clássicas, como churros, combinando técnicas de classe mundial com ingredientes locais. O Fauna, liderado por Maribel e seu marido David Castro Hussong, escalou o ranking rapidamente e se tornou The Best Restaurant in Mexico 2023.
Em sua segunda edição, o Beronia Latin America’s Best Sommelier Award 2023 foi concedido a Florencia Rey, do restaurante peruano Maido. A Head Sommelier do The Best Restaurant in Latin America 2023 e The Best Restaurant in Peru 2023 serve uma carta com mais de 250 vinhos e saquês selecionados. Com um compromisso especial com a promoção dos vinhos peruanos, que não costumam receber a atenção merecida, a seleção foi pensada para complementar os ingredientes locais que o chef Tsumura usa em seus pratos preparados principalmente com frutos do mar.
A chef, apresentadora de TV e escritora argentina Dolli Irigoyen, foi homenageada com a premiação Icon Award. Ela conseguiu, através da televisão, divulgar a culinária argentina e seus ingredientes, resgatando práticas ancestrais de cada região do seu país.
O grande vencedor da noite foi o restaurante Maido do chef Mitsuharu ‘Micha’ Tsumura, que apresenta uma fusão de técnicas japonesas com ingredientes peruanos, chamada Nikkei, e oferece uma experiência imersiva em sabores e tradições desses dois países. O Maido foi considerado The Best Restaurant in Latin America por três anos consecutivos, de 2017 a 2019 e voltou a ocupar a posição No.1 eleito The Best Restaurant in Latin America 2023 e ainda o título The Best Restaurant in Peru 2023.
Pela primeira vez, o restaurante Central do chef Vírgilio Martinez, que fica em Lima- Peru, eleito No.1 no Latin America’s 50 Best Restaurants em 2022 não pôde receber votos nesta edição do ranking regional. Desse modo, o Central será o primeiro restaurante da América Latina a figurar no Best of the Best Hall da fama após conquistar a cobiçada posição No.1, na The World’s Best Restaurants 2023.
O grupo de elite, que reune os estabelecimentos que já alcançaram a posição No.1 globalmente, são celebrados como destinos gastronômicos icônicos, se torna inelegível para votações em listas futuras da The World’s 50 Best Restaurants e dos rankings regionais, como o Latin America’s 50 Best Restaurants.
O Brasil tem oito restaurantes entre os 50 melhores da América Latina, sendo A Casa do Porco, dos chefs Janaína Torres Rueda e Jefferson Rueda, continuou em quarto lugar e com o título de melhor do Brasil.
Ainda figuram na lista os restaurantes: 14º Lasai (RJ); 18º Metzi (SP); 20º Oteque (RJ); 21º Nelita (SP); 22º Evvai (SP); 34ºMani (SP); e 35º Manu (PR).
A lista do Top 10 ficou assim:
1- Maido (Lima) – The Best Restaurant in Peru
2 – El Chato (Bogotá) – The Best Restaurant in Colômbia
3 – Don Julio (Buenos Aires) – The Best Restaurant in Argentina
4 – A Casa do Porco (São Paulo) – The Best Restaurant in Brasil
5 – Fauna (Valle de Guadalupe) – The Best Restaurant in México
6 – Maito (Cidade do Panamá) – The Best Restaurant in Panamá
7- Kjolle (Lima)
8 – Leo (Bogotá)
9 – Boragó (Santiago) – The Best Restaurant in Chile
10- Mayta(Lima)