Presidente da Corte de Contas amazonense participa de lançamento do programa de compliance da Cigás

O convite feito ao Tribunal se deu, entre outros motivos, ao fato de que o órgão de controle externo implantou, de forma inédita entre órgãos públicos do Amazonas, o seu próprio sistema de integridade. Foto: Divulgação
Compartilhe
O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, participou, na manhã desta terça-feira (28), da solenidade de abertura da Semana de Imersão ao Compliance da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). O evento foi realizado no auditório da concessionária de distribuição e comercialização de gás natural e contou com a presença de autoridades como o governador Wilson Lima e o prefeito de Manaus, David Almeida.
Denominado “Cigás em Compliance”, o programa visa, a exemplo do que é realizado de forma pioneira na Corte de Contas amazonense, fazer com que a companhia avance e tenha melhorias no cenário da governança corporativa. O objetivo principal é  garantir a adoção de práticas que assegurem o alinhamento de medidas e ações institucionais em conformidade com procedimentos, regras, legislações vigentes e o interesse público.
Segundo o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro, o convite feito ao Tribunal se deu, entre outros motivos, ao fato de que o órgão de controle externo implantou, de forma inédita entre órgãos públicos do Amazonas, o seu próprio sistema de integridade.
“Hoje todas as instituições públicas e privadas precisam demonstrar claramente que possuem um compromisso com a integridade organizacional e institucional. Significa uma organização transparente comprometida com valores, como por exemplo o desenvolvimento nacional sustentável. Só se consegue isso incutindo nas pessoas que trabalham e que contratam o serviço da instituição a ideia de compliance, que é exatamente o cumprimento das normas que levam a observância desses valores”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, que destacou que as empresas que não se adequarem, devem perder espaço.
“Ter um sistema de integridade é uma obrigação para algumas instituições. Empresas estatais como a Cigás têm uma obrigação legal de deter um sistema de integridade. As outras instituições, se não atenderem isso, ficarão para trás. Hoje no  Amazonas, um dos pré-requisitos para participar de certas participações públicas precisa ter esse sistema de integridade. Quem não conseguir, ficará às margens dessa realidade”, disse o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.
Presente no evento, o governador Wilson Lima ressaltou o exemplo que a Cigás dá a outras companhias que desejam realizar parcerias com o Estado.
“Esse é um programa para que a gente possa garantir o acompanhamento das boas práticas e para que possamos seguir à risca as regras visando um benefício à população. Estamos ampliando esse controle interno para que a empresa se torne cada vez mais eficiente e faça essa entrega para a sociedade. É um passo importante porque apesar de  a gente ter feito todos os movimentos de quebra do monopólio do gás, e ter atraído outras empresas para cá, a Cigás é o carro chefe desse processo”, destacou o governador.
A declaração do governador foi acompanhada pela do presidente da Cigás, René Levy, que reiterou a missão do novo sistema. “Esse é um movimento que exige a participação de todos, desde a alta liderança da companhia, até os trabalhadores. Temos certeza que essa será uma missão vitoriosa”, destacou.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais