Professor-mestre de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (FD/Ufam), o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, dará palestra em francês sobre o Panorama do Direito Administrativo Brasileiro, à universidade francesa Clermont Auvergne. O evento acontecerá de forma virtual nesta quinta-feira (24/03), às 11h de Manaus, 16h da cidade Clermont-Ferrand, na França.
Segundo Érico Desterro, a sua palestra irá focar na administração pública brasileira. “Ter recebido esse convite para palestrar a uma universidade francesa é, sem dúvidas, uma grande honra e, por que não, um reconhecimento. O objetivo da minha apresentação será traçar um panorama geral de como funciona o Direito Administrativo, principalmente na administração pública do Brasil”, destacou o conselheiro-presidente.
O convite para a apresentação do conselheiro-presidente Érico Desterro partiu do corpo docente da École de Droit (Faculdade de Direito) da Université Clermont-Auvergne, localizada no campus Gergovia, ao sul de Clermont-Ferrand. A videoconferência será ministrada para uma turma de mestrandos da faculdade do curso de mestrado aprofundado em Direito Público.
Ainda conforme o conselheiro-presidente Érico Desterro, o interesse da École de Droit no funcionamento no tema do Direito Administrativo brasileiro está em conformidade com a atuação cosmopolita da Universidade de Clermont-Auvergne.
“Essa é uma Universidade que oferece aos seus alunos múltiplas oportunidades de estudo no exterior, também recebe muitos estudantes estrangeiros, mas também professores convidados e organiza cursos de verão, colóquios internacionais e conferências de doutorado. Portanto, não é surpresa um tema com foco brasileiro ser de interesse de uma Faculdade que incentiva os diferentes aspectos do Direito Administrativo em várias partes do globo”, comentou.
Especializada em Direito e Ciência Política, a École de Droit (Faculdade de Direito) foi criada em 2012, após reorganização da antiga Universidade de Auvergne, e a partir da fusão entre a Faculdade de Direito e de Ciência Política do Instituto de Preparação à Administração Geral da Universidade de Auvergne.