Presidente do TCE-AM envia à Aleam Projeto de Lei que combate desvios de função na Corte de Contas

Foto: Reprodução TCE-AM
Compartilhe

Buscando dar maior transparência e publicidade dos cargos não efetivos, e fortalecer o controle externo do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a presidente da Corte de Contas, conselheira Yara Amazônia Lins, encaminhou um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para revisar o Plano de Cargos, Carreira e Remunerações dos servidores do Tribunal.

 

O PL nº 1177/2023, encaminhado para apreciação dos deputados, foi discutido e aprovado por maioria dos membros do Pleno do TCE-AM durante a sessão plenária ocorrida na manhã desta terça-feira (5).

 

Um dos objetivos previstos no PL é a substituição do Projeto da AADESAM (Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental) no qual os cargos estavam sendo ocupados com desvio de função.

 

Se aprovada, a mudança permitirá a ampliação da transparência no quadro de pessoal do Tribunal com a regularização de colaboradores que já atuam na Corte de Contas de forma terceirizada.

 

De acordo com os estudos feitos pelos setores técnicos do TCE-AM, a mudança não trará impactos negativos ao orçamento da Corte de Contas, que, conforme o último relatório de gestão fiscal divulgado em setembro, ficou abaixo do limite de alerta na despesa com pessoal.

 

“Precisamos colocar o Tribunal à frente de um trabalho maior de fiscalização, de controle, de gestão pública e de transparência. É por isso que estamos mandando o Projeto de Lei, para que fique devidamente acobertado pelas leis do nosso País e do nosso Estado”, destacou a presidente da Corte de Contas, conselheira Yara Amazônia Lins.

 

“Penso que a proposição traz mais transparência ao Tribunal, visto que a contratação por meio de projeto, acaba sendo um subterfúgio à criação de cargos, pois há de fato o dispêndio dos valores. Com isso, teremos algo muito mais salutar, que é a publicidade plena de todos os atos do Tribunal”, disse o vice-presidente do TCE-AM, conselheiro Fabian Barbosa, durante a sessão plenária.

 

Maior qualificação

 

Outra importante mudança proposta com o PL é a alteração nos requisitos de recrutamento estratégico da Corte de Contas. De acordo com a exposição de motivos do PL, a mudança busca uma melhor alocação da força de trabalho, possibilitando o ingresso de profissionais mais qualificados para cada tipo de cargo, seja do quadro efetivo do Tribunal ou externos que cumpram os requisitos.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais