O conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro, participou, na manhã de quinta-feira (07/07), do seminário ‘Tribunais de Contas e as Perspectivas de Novos Modelos de Administração Pública’, realizado pelo Tribunal de Contas do Amapá (TCE-AP), em parceria com o Instituto Rui Barbosa, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP).
O evento contou com transmissão ao vivo por meio das redes sociais do Tribunal de Contas do Amapá.
Voltado aos órgãos públicos estaduais e municipais, aos membros do Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública do IRB e a sociedade civil interessada, o evento teve como objetivo principal discutir as perspectivas da administração pública moderna, apresentar ferramentas indispensáveis a uma gestão pública eficiente e estudo de caso de sucesso na área de compras públicas.
“Eventos como esse são de suma importância principalmente para buscar a modernização das ações dos Tribunais de Contas do país. Nós enquanto membros dos órgãos de controle externo precisamos estar sempre nos reciclando, de modo a desempenharmos o nosso papel para a sociedade de forma eficaz”, disse o conselheiro-presidente Érico Desterro, que também é presidente do Comitê Técnico de Governança dos Tribunais de Contas, do Instituto Rui Barbosa (IRB).
O evento também marcou a instalação oficial do Comité Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública do Instituto Rui Barbosa, que será presidido pelo conselheiro do TCE-AP, Reginaldo Ennes.
O encontro contou com palestras de nomes importantes do setor jurídico, acadêmico e de controle externo, entre eles o professor pós-doutor Rodrigo Pironti Aguirre de Castro; a procuradora do Estado do Amapá, Jeane Martins Paiva; o diretor-geral da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), Marcelo Nonato Farias, além de apresentação do conselheiro do TCE-AP, Reginaldo Ennes.
Também estiveram presentes o procurador do estado Rodrigo Pimentel, representando o governador do Amapá, Antônio da Silva; o conselheiro do TCE do Rio Grande do Norte, Antônio Gilberto Jales; o promotor de Justiça Paulo Celso Ramos; a conselheira do TCE do Acre, Dulcineia de Araújo; o auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União no Amapá (TCU), Cláudio da Costa Dias.
Também representando a Corte de Contas amazonense, estiveram presentes no evento as servidoras Ana Isabela, chefe do Departamento de Planejamento (Deplan/TCE-AM) e Luciane Lopes, auditora técnica de controle externo na Diretoria de Admissões de Pessoal (Dicape/TCE-AM). As duas servidoras também integrarão o Comitê Técnico recém lançado.