Primeira da América Latina: Professora do IComp/Ufam recebe prêmio internacional em engenharia de software

Tayana Conte acredita que esse prêmio é mais um exemplo de como as mulheres podem contribuir para o mundo da tecnologia. Foto: Reprodução
Compartilhe

A Professora Doutora do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam), Tayana Uchôa Conte, é a primeira docente da América Latina a ser premiada com o Distinguished Education Award ), que é conferido anualmente a profissionais por suas contribuições excepcionas e/ou contínuas para o ensino de engenharia de software, sendo concedido pela Comunidade Técnica de Engenharia de Software (Technical Community on Software Engineering), da IEEE Computer Society, a maior organização profissional do mundo dedicada à Ciência da Computação.

O prêmio será entregue na Conferência Internacional de Engenharia de Software (ICSE 2023) – International Conference on Software Engineering, que acontecerá em Melbourne, na Austrália, de 14 a 20 de maio deste ano. O evento acontece desde 1975 e oferece um fórum onde pesquisadores, profissionais e educadores se reúnem para apresentar e discutir as mais recentes inovações, tendências, experiências e problemas no campo da engenharia de software.

Segundo o comitê que julgou as nomeações para o prêmio, a Profa. Dra. Tayana receberá o prêmio em “reconhecimento ao seu impacto na educação de estudantes em engenharia de software em todos os níveis (graduação, mestrado, doutorado). Sua prática e pesquisa no ensino de engenharia de software vêm influenciando o Brasil e a América do Sul há muito tempo e, mais recentemente, está tendo impacto na Europa e em outros países internacionais”.

 

Foto: Reprodução

A Profa. explica a importância de receber essa honraria, que nos anos anteriores foi concedida a professores/pesquisadores com reconhecimento internacional na área de Engenharia de Software. “Pessoalmente, ainda nem estou acreditando que fui premiada. A lista dos premiados dos anos anteriores é composta de nomes que cito em tantas aulas e artigos. Eu pensava que seria impossível ganhar este prêmio. Foi uma grande amiga, também professora e pesquisadora, Dra. Sabrina Marczak (PUC-RS), que acreditou e resolveu submeter a proposta para nomeação. Sou muito grata a ela por essa visão! ”.

Tayana Conte acredita que esse prêmio é mais um exemplo de como as mulheres podem contribuir para o mundo da tecnologia, “este é um prêmio importantíssimo e eu acredito representar vários grupos: as mulheres, as professoras, o Brasil, a América Latina. Isto é muito importante para todos e todas notarem que fazemos um trabalho excelente, reconhecido internacionalmente, aqui no Brasil”, concluiu a professora, afirmando, ainda, que participará de forma presencial da cerimônia de premiação, que acontecerá durante a ICSE 2023.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais