Primeiro dia do Enem 2023 no Amazonas tem 44% de abstinências

Foto: Shutterstock / Brenda Rocha
Compartilhe

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado no domingo (05/11), não registrou qualquer ocorrência que prejudicasse o andamento do certame no Amazonas, segundo o Governo do Estado.

Neste ano, o Enem, que aconteceu no horário local das 12h30 às 18h, envolveu 93.692 inscrições e foi realizado em 200 locais em 57 municípios do estado, incluindo a capital, Manaus. O Ministério da Educação reportou uma taxa de abstenção de 44% no Amazonas neste domingo.

Algumas ocorrências incluíram quedas de energia em pelo menos sete locais de aplicação das provas, principalmente devido a tempestades em cidades como Manaus, Manacapuru e Iranduba. A falta de energia afetou também o abastecimento de água em uma das escolas, mas a maioria dos locais em Manaus teve a eletricidade restaurada durante o período de aplicação. Em Manacapuru e Iranduba, a falta de energia persistiu, mas os candidatos optaram por continuar o exame à luz natural.

Os candidatos que se sentiram prejudicados devido a problemas com a falta de energia terão a oportunidade de apresentar recursos para possível reaplicação das provas.

Outras ocorrências incluíram candidatos que utilizaram bonés, tocaram em seus celulares ou tentaram usar anotações durante o exame, resultando em eliminações. No entanto, no geral, o primeiro dia de aplicação do Enem 2023 no Amazonas transcorreu de forma tranquila, de acordo com José Fernandes de Lima Júnior, supervisor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A operação Enem 2023 foi monitorada em tempo real pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) por meio do Sistema Integrado de Coordenação, Comunicação, Comando e Controle (SIC4). O monitoramento contou com a participação de órgãos federais, estaduais e municipais. Durante a operação, não houve prisões, e a atuação envolveu 1.971 servidores públicos, 662 viaturas em circulação e 172 ações ostensivas (incluindo escoltas e policiamento nos locais de provas).

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais