Professores de Cmei da zona Sul aprendem a fabricar óculos de realidade virtual

Os materiais usados na confecção seriam possivelmente descartados na natureza Foto: Thaís Araújo/ Semed
Compartilhe

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu a oficina “Confecção de Óculos de Realidade Virtual e suas aplicações na Educação Infantil”, nesta segunda-feira (13/06), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Francisco Pereira da Silva, localizado no bairro da Cachoeirinha, zona Sul. O objetivo da atividade foi o de aplicar um projeto-piloto, viabilizando aos professores o desenvolvimento de habilidades para a produção de óculos de realidade virtual a serem utilizados como recurso pedagógico.

A ação faz parte do projeto “Tecnologias digitais na educação infantil, baseadas em metodologias ativas”, criado e executado desde 2019 pela professora Denise Lemos, do Cmei Francisco Pereira, com crianças do 2º período, utilizando QR Code para aguçar a curiosidade e vontade de aprender assuntos na educação infantil, de forma interdisciplinar e lúdica.

A oficina está baseada na cultura Maker, referente a criação de peças que podem ser recriadas e montadas com o auxílio de softwares ou objetos físicos, permitindo que o estudante possa experimentar novos conhecimentos e pontos de vista para a resolução de problemas.

Durante a oficina, os professores construíram seus próprios óculos de realidade virtual com papelão, assegurando a sustentabilidade e o reaproveitamento dos materiais que seriam descartados na natureza indevidamente, prejudicando o meio ambiente. Além das caixas, foram disponibilizadas lentes, adquiridas por meio de uma parceria entre a Gerência de Tecnologia Educacional (GTR), da Semed, e a startup Hattori Tech.

“Existem vários estudos comprovando hoje que a realidade virtual, quando incluída na educação, deixa o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e fácil. Quando você coloca a partir da educação infantil a realidade virtual as crianças conseguem, por exemplo, aprender disciplinas de ciências, geografia, história, português, tudo com óculos de realidade virtual, de forma muito mais prazerosa”, explicou o palestrante da oficina e formador do GTE, Adrio Hattori, sobre a importância de as escolas adotarem a realidade virtual no fazer pedagógico.

Para a professora Denise Lemos, a tecnologia virtual oferecida pela equipe de formadores da GTE é excelente para dinamizar as aulas da educação infantil.

“Esses óculos são muito interessantes, porque despertam o interesse do aluno para aprender, possibilitando um maior entusiasmo para o aluno vir à escola, porque com eles conseguimos sair daquela forma tradicional de ensinar, tornando a aula mais atrativa”, disse Denise.

Equipamentos

Na ocasião, também foram entregues 3 notebooks e 20 tablets, para potencializar as práticas pedagógicas da unidade. Conforme a gestora da unidade, Jucyara Melo, os equipamentos vão agregar o trabalho já desenvolvido pela unidade de ensino.

“Estamos muito felizes com a entrega desses computadores e tablets, pois esses equipamentos vão agregar ao trabalho pedagógico que a escola já desenvolve. Vão ser usados também no projeto ‘English For Kids’, com auxílio de aplicativos disponíveis para usar a tecnologia no ensino da língua estrangeira”, frisou Jucyara.

O chefe da Divisão de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI), da Semed, Thiago Pereira, destacou que, tanto a oficina quanto a entrega dos equipamentos, fomentam a educação 4.0, inserindo as crianças no meio tecnológico em que elas nasceram, além de torná-las mais capacitadas para entrar no mercado de trabalho futuramente.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais