Nesta quinta (24/02), profissionais de saúde da Prefeitura participam do curso de Formação de Multiplicadores no Enfrentamento da Hanseníase.
Segundo a chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Ingrid Simone dos Santos, 183 servidores da rede municipal de saúde serão capacitados como multiplicadores:
“O projeto do curso foi elaborado pela SBD em formato on-line, iniciado em 2021 em outros Estados brasileiros com a capacitação de 1.911 profissionais, e deve ser executado em todos os Estados”, explica Ingrid.
O conteúdo programático do curso, com quatro horas de duração, vai incluir temas como: Manifestações clínicas e diagnósticos diferenciais; Avaliação neurológicas e prevenção de incapacidades; Tratamento e manejo de casos; e Estados reacionais e seu tratamento.
Números
Em 2021, o município de Manaus registrou 102 casos novos de hanseníase, uma redução de 17,07 % em relação aos casos notificados em 2019, ano de pré-pandemia da Covid-19.
Comparado a 2020, houve um aumento de 41,66 % na detecção de casos novos. Desses casos novos de 2021, 20,62 % já apresentavam sequelas no momento do diagnóstico, que é o índice mais elevado dos últimos 20 anos no município.
“As sequelas irreversíveis (grau II) são o maior desafio para a implementação de qualificação profissional para busca ativa e diagnóstico precoce. […]. O início do uso dos medicamentos também interrompe o ciclo de transmissão da doença, evitando que mais pessoas fiquem doentes”, alerta.