A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com apoio da Google News Inititive, criou o Programa Núcleos de Checagem Eleitoral, queincentiva a criação de núcleos de verificação e checagem de fatos em 31 veículos do País durante o período eleitoral.
A iniciativa inclui também 40 horas de treinamento e 72 horas de mentoria por parte da entidade, além de bolsas para os jornalistas participantes durante todo o programa.
A primeira fase da capacitação foi ministrada em julho e agosto deste ano, e a ideia é que, até o fim das eleições, os núcleos recebam mentoria do Projeto Comprova, coalizão de veículos que atua na checagem de informações suspeitas.
O programa pretende fazer com que os veículos participantes produzam cerca de 900 checagens sobre as eleições deste ano.
“Com a capacitação e a experiência da Abraji, conseguiremos garantir uma cobertura das eleições com verificação e checagem de fatos sendo feita por profissionais do jornalismo em todos os estados brasileiros, nesse momento tão importante para a democracia”, disse Marco Túlio Pires, um dos coordenadores da Google News Initiative no Brasil.
Fazem parte do programa A Gazeta (ES), Band (SP), Band TV (SP), CBN Cuiabá (MT), Correio Braziliense (DF), Correio de Carajás (PA, TO), Correio do Estado (MS), Estadão Verifica (AP, SE e SP), Estado de Minas (MG), Folha de S.Paulo (SP), Grupo Sinos (RS), GZH (RS), Imirante (MA), Jornal Plural (PR), Metrópoles (DF), Nexo Jornal (BR), NSC Comunicação (SC), O Dia (RJ), O Popular (GO), O Povo (CE), Portal Cidade Verde (PI), Portal Norte de Notícias (AC, AM, RR), Rádio Bandeirantes (SP), SBT (DF, PA, RJ, RS, SP e MT), Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (PE), Tribuna do Norte (RN), TV Allamanda (RO), TV Aratu (BA), TV Ponta Verde (AL), TV Tambaú (PB) e UOL (SP).