Programa ‘Manaus Sustentável’ abre prazo para receber colaborações

Manaus é uma metrópole com mais de 2 milhões de habitantes e está no coração da Amazônia. Foto: Reprodução
Compartilhe

Nos próximos 15 dias, a Prefeitura de Manaus vai receber sugestões, colaborações e demandas da sociedade civil organizada, empresas e requerentes para composição do projeto de lei que cria o programa “Manaus Sustentável”, que visa incentivar e estimular as iniciativas privadas, públicas e do mercado imobiliário para as chamadas obras verdes, mitigando emissões de carbono e sendo indutor na preservação do meio ambiente.

As colaborações poderão ser enviadas para o e-mail do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), para [email protected].

Após meses de trabalho, participação em oficinas e reuniões técnicas entre secretarias, o projeto está sendo concluído para ser uma lei de incentivo desde aspectos financeiros até urbanísticos e de licenciamento, repensando os impactos da construção e de empreendimentos para benefício sustentável, dos ecossistemas e da sociedade.

Nesta quarta-feira, 24/05, a prefeitura fez o lançamento do programa, com uma apresentação da proposta, contando com a presença da consultora da International Finance Corporation (IFC), Liliani Souza, e do secretariado municipal, além de arquitetos, engenheiros, empreendedores e membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU).

O programa tem coordenação do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE) e execução do Implurb.

“A temática é atual e nova e está sendo tratada em legislação específica para ser encaminhada, pelo prefeito David Almeida, à Câmara Municipal. Após sua aprovação, o prefeito fará a sanção e os órgãos diretamente envolvidos vão realizar a implantação nos seus sistemas. Basicamente será o Implurb, do ponto de vista de licenciamento das edificações sustentáveis, e a Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade), quanto ao licenciamento ambiental”, comentou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Valente lembrou que a prefeitura, inclusive, já está fazendo o “dever de casa”, ao construir o primeiro prédio público que receberá certificação específica, a nova sede da Semmas. “É um compromisso do prefeito David Almeida com a questão sustentável, mostrando que é possível e esse será um caminho no licenciamento municipal”, comentou.

O diretor do CMGE, Arnaldo Grijó, lembrou que Manaus está sempre em voga no olhar do mundo quando se fala em preservação, meio ambiente e floresta, com o bioma Amazônia. “E Manaus precisa ser inserida na construção verde, se posicionando nacionalmente. E é isso que a prefeitura e IFC estão desenvolvendo há quase um ano, chegando a mais uma etapa agora para se tornar uma cidade sustentável em construções”, disse.

O vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, fez uma apresentação de detalhes do projeto de lei, dos incentivos municipais e do resultado da construção colaborativa. “Agora teremos o outro lado, da construção civil, dos empreendedores, da sociedade, analisando os incentivos e compensações, para que se sintam convidados a buscar a certificação para usufruir dos incentivos. É um retorno para a economia e para a cidade, que ganha ao promover obras com menos impactos urbanos, no planeta e com objetivos sustentáveis”, completou.

Como órgão licenciador urbano municipal, o Implurb trabalha nas diretrizes do programa, incluindo tratamento diferenciado que será dado aos projetos específicos verdes. As edificações terão que começar, obrigatoriamente, com um projeto que seja certificável, para que a construção seja sustentável.

Fotos – Aguilar Abecassis e Antônio Pereira/Semcom

Mudanças

Manaus é uma metrópole com mais de 2 milhões de habitantes e está no coração da Amazônia. A ideia é que a capital siga na liderança desse movimento transformador, com edifícios e ambientes verdes, redução de custos, eficiência energética, uso racional da água e valorização de melhoria de vida.

A proposta do prefeito David Almeida teve início no ano passado, com coordenação do CMGE, alinhada com o objetivo de construir uma Manaus focada no futuro sustentável, por meio de projetos, legislação, sistemas inovadores e integração entre governo, instituições, empresas e sociedade civil.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais