Começou nesta segunda-feira (15/05), à 21ª Semana Nacional de Museus. Com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, a programação cultural segue até o próximo domingo, dia 21.
A 21ª edição da Semana Nacional de Museus conta com programações gratuitas nos espaços culturais administrados pela fundação, sendo o Museu da Cidade de Manaus (Muma), Espaço Cultural Oscar Ramos e a Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.
De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar, a sustentabilidade e a perpetuação da história.
“Essa programação acontece todo ano, simultaneamente, em todo o país. Ela é uma das ações da Política Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus, e tem como objetivo mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo assunto, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus”, explicou Osvaldo Cardoso, diretor-presidente da Manauscult.
Ao longo da semana, a população poderá participar gratuitamente de atividades, como: rodas de conversas, palestras, oficinas e visita mediada. A programação é aberta ao público e sem necessidade de inscrição.
Programação
17/05 – 9h às 11h – Aberto ao público
Palestra “Preservação da História, do conhecimento dos costumes do Quilombo do Barranco de São Benedito – A saúde da comunidade por meio da sua culinária e suas crenças”, com Cassius da Silva Fonseca, líder quilombola e presidente do Amonam (Associação do Movimento orgulho Negro do Estado do Amazonas).
Endereço – Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja, rua Monsenhor Coutinho, 529 – Centro
18/05 – 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30 – Apenas para convidados
Oficina de introdução à arqueologia para crianças “Pequenos Arqueólogos”, com a arqueóloga Vanessa Benedito
Endereço – Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), na avenida 7 de Setembro, 384 – Centro
19/05 – 13h30 às 16h30 – Aberto ao público
Oficina de fotografia básica, com o fotográfo Márcio Benchimol
Endereço – Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), na avenida 7 de Setembro, 384 – Centro