Projeto Brasil-Bolívia solta milhares de tartarugas-da-amazônia em rio

Tão logo saem dos ovos enterrados na areia da praia, os filhotes de tartaruga-da-amazônia buscam o caminho do rio Imagem: Luiz Baptista/Ibama
Compartilhe

Um projeto binacional de conservação entre Brasil e Bolívia soltou cerca de um milhão de tartarugas-da-amazônia nas águas de um rio próximo da fronteira entre os dois países. Uma multidão assistiu esse momento adorável, se não inspirador, quando os pequeninos “bebês” de tartaruga se arrastaram até a água.

Menos atraente é o motivo por trás dessa iniciativa. A população dessa espécie de tartaruga diminui muito devido à caça ilegal. O projeto realizado na última terça-feira (7) é uma tentativa para combater a extinção da espécie.

Em novembro, 300 filhotes de tartarugas foram encontrados mortos na praia de Morro Ayuta, em Oaxaca, na costa do Oceano Pacífico. Especialistas acreditam que o número cada vez menor de tartarugas é provocado pelas mudanças climáticas e atividade humana, incluindo a caça e pesca comercial.

A caça de ovos de tartarugas é proibida pelas autoridades brasileiras. Mas a carne e os filhotes ainda são alvos dos caçadores.

Especialistas brasileiros e bolivianos estudaram o local mais adequado para a reprodução de répteis para realizar esse projeto. “Escolhemos esta região porque é a maior área de desova das tartarugas amazônicas”, disse em entrevista à Reuters, a supervisora técnica do World Wildlife Fund Brasil, Camila Ferrara.

De acordo com a supervisora, cerca de 100.000 fêmeas desovam nessa área a cada ano. Ela espera que 10 milhões de novos “bebês” nesse ano.

Salvar tartarugas não importante apenas para a preservar a espécie, mas também para o ecossistema. “As tartarugas são biologicamente importantes para o meio ambiente pela reciclagem de nutrientes e disseminação de sementes”, disse Camila.

Em novembro, numa ação menor, mas importante, três mil filhotes de tartarugas nativas da floresta amazônica foram soltas no Peru em praias artificiais.

 

 

As informações são da Agência Reuters.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais