Manaus, 23 de setembro de 2021
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Projeto ‘Casa do TCE’ será lançado pela Prefeitura de Manaus e o Tribunal de Contas

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Em outubro, a capital amazonense deverá conhecer o projeto para um novo espaço de conhecimento, pesquisa, promoção de estudos e aperfeiçoamento, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Será a “Casa do TCE – Século 22”, proposta que está inserida no plano “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida, dentro do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, que prevê investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão nos próximos anos.

A busca pelo resgate histórico com o toque da modernidade, pensando uma corte de contas para o futuro, é pensamento compartilhado entre o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, e equipe técnica da Prefeitura de Manaus, debatida durante tratativas sobre a área onde funcionou a primeira sede do órgão, um prédio histórico localizado no complexo do Boothline, no Centro.

Nesta terça-feira, 27/7, em reunião na sede do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), na Compensa, zona Oeste, diretores da autarquia municipal, do TCE-AM, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) realizaram uma nova rodada, para aprimorar o projeto conceitual e arquitetônico, visando uma data de lançamento em outubro.

Memória

 Para o chefe do Departamento de Pesquisa e Memória do TCE-AM, Joselito Lindoso, a “Casa do TCE” tem como objetivo traçar estratégias, pesquisa, conhecimento, investigação e estudos a respeito do funcionamento da corte no próximo século, visando temas como tecnologia, comunicação, meio ambiente e sociedade.

“Fazemos uma prospecção, um trabalho de pesquisa buscando a melhoria de condições e, consequentemente, oferecendo subsídios para que as gerações futuras possam ter nas mãos o conhecimento do que hoje estamos produzindo, para usar isso no dia a dia”, explicou.

Em outubro, no dia 14, o colegiado comemora 71 anos de existência, data na qual deve ser lançado oficialmente o projeto da casa com a Prefeitura de Manaus. “É uma parceria que vislumbro como vitoriosa, porque existe boa vontade de ambas as partes para fazer o melhor para a cidade. E o prédio é emblemático para nossa história”, pontuou Joselito.

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, comentou que a reunião desta terça-feira avançou nos conceitos e na proposta de ocupação, de forma técnica e com o cuidado com a preservação da história. “Até outubro vamos trabalhar incessantemente, para ter um projeto totalmente definido. A visão é voltar ao status original do que era o Tribunal de Contas quando ocupou o imóvel, buscando se aproximar da realidade do antigo prédio”, informou Alonso.

Resgate

 O resgate de parte importante da corte de contas é um denominador comum entre os atores envolvidos no planejamento, como explicou o diretor-presidente do Implurb. “Hoje iniciamos uma série de encontros técnicos entre as equipes, dando continuidade ao pleito apresentado pelo presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello. O Implurb, dentro do ‘Nosso Centro’, se sente gratificado em contribuir com esta demanda, que se soma aos esforços do prefeito David Almeida para recuperar a vitalidade do Centro, a economicidade, a parte histórica e cultural. A demanda do TCE agrega valor ao programa da prefeitura”, observou.

Para fazer o lançamento oficial pelo prefeito e conselheiro em outubro, o grupo de trabalho terá um cronograma de procedimentos técnicos, de planejamento urbano, histórico e arquitetônico a executar.

“A Casa do TCE terá esse conceito de visão futurista dos tribunais. O Instituto Rui Barbosa, que congrega pesquisa, estudo e aperfeiçoamento de todos os tribunais, aponta para este caminho. Haverá um espaço, dentro de um empreendimento privado, que vai proporcionar essa visão para toda a população. E a população ficará mais próxima do tribunal, entendendo melhor e percebendo sua importância e os caminhos futuros. Os eixos estão sendo trazidos pela equipe do TCE e são fundamentais para contribuir com o resgate da cidade de Manaus”, concluiu Valente.

IRB

O Instituto Rui Barbosa (IRB) é uma associação civil criada pelos Tribunais de Contas do Brasil em 1973, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades dos Tribunais de Contas. O IRB é conhecido por ser o braço acadêmico do Sistema de Controle Externo ou “casa do conhecimento dos tribunais”.

 Grupo técnico

No grupo de estudo e desenvolvimento também estão o Instituto Nacional de Patrimônio Histórico (Iphan-AM) e a Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi). O projeto “Nosso Centro” tem o suporte de uma comissão técnica para implementação e revitalização do Centro Histórico de Manaus, criada pelo prefeito David Almeida, por meio do decreto nº 5.034/ 2021.

 

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!