Projeto científico busca monitorar e conservar espécies aquáticas ameaçadas de extinção na Amazônia

Estudo monitora as espécies do peixe-boi e do boto vermelho - Foto: Daniela Melo/ Arquivo pessoal
Compartilhe

Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) iniciaram um projeto para acompanhar o estado de saúde de duas espécies aquáticas da região e conservá-las.

Intitulada “Estratégias para o monitoramento da saúde de mamíferos aquáticos da Amazônia”, a pesquisa estuda o peixe-boi e o boto vermelho, que estão ameaçadas de extinção e busca implementar protocolos de acompanhamento.

A coordenadora do projeto e doutora em Reprodução Animal, Daniela Mello, comentou as dificuldades e reforçou a importância da iniciativa:

“A avaliação da saúde de golfinhos de vida livre ocorre em poucos locais do mundo devido às dificuldades logísticas e o alto custo para tais operações”, disse. “Os golfinhos são considerados sentinelas do meio ambiente e a sua saúde pode estar alterada em ambientes impactados pelo homem”, comentou.

Segundo a coordenadora, esse tipo de estudo é feito há 20 anos.

Resultados

O estudo possibilitou a análise completa dos parâmetros de saúde físico e fisiológicos dos animais como coleta de sangue, urina, fezes, verificação de peso e checagem de doenças.

Segundo a coordenadora, o diagnóstico das condições de saúde dos animais permitiu ainda conhecer as principais patologias que precisam ser combatidas e tratadas para promover o equilíbrio ecológico, já que os animais precisam resistir aos efeitos e não se comportar como vetores de doenças.

Os pesquisadores também investigaram a saúde dos filhotes de peixes-bois, com o uso de testes rápidos para detecção de processos inflamatórios nestes mamíferos. O recurso é mais um elemento para verificação junto ao exame de sangue.

Os animais em cativeiro analisados são da reserva do INPA em Manacapuru e em vida livre na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais