Após reestruturação, a Fundação Doutor Thomas (FDT) retomou nesta terça-feira (26/03) o projeto “Cultura, Turismo e Lazer”, que visa levar os idosos para visitação de um ponto turístico da cidade uma vez por mês. Desta vez, os idosos institucionalizados da FDT foram conhecer o Museu da Cidade de Manaus (Muma), no Paço da Liberdade, localizado na rua Gabriel Salgado, no centro histórico, zona Sul.
O projeto é realizado pela equipe multidisciplinar, que prepara um plano de logística detalhado, incluindo transporte, horários e refeições, equipe técnica e os profissionais responsáveis por acompanhar o passeio. Os idosos institucionalizados têm um calendário com várias visitas agendadas. A cada mês eles passeiam em um ponto turístico da cidade de Manaus.
As escolhas dos locais são feitas por meio de reuniões realizadas com os próprios idosos. É feita uma divisão de acordo com o grau de locomoção de cada um, para que todos possam ter o maior aproveitamento dos passeios. Para os idosos de alta dependência, que não podem sair da instituição, foi montado um calendário diferenciado.
“Retomamos o projeto ‘Cultura, Turismo e Lazer’ com o objetivo de trazer entretenimento e conhecimento das questões culturais do nosso estado do Amazonas. Além disso, estamos estimulando cognitivamente os idosos, proporcionando que saiam mais da fundação, tenham contato com novas pessoas e sintam-se com mais qualidade de vida”, disse Michele Falcão, assistente social da FDT.