Projeto da Prefeitura de Manaus e Cáritas Arquidiocesana fortalece saúde indígena

Projeto da Prefeitura de Manaus e Cáritas Arquidiocesana fortalece saúde indígena
Foto: Guilherme Silva / Semsa
Compartilhe

No mês em que se celebra o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19 de abril), a Prefeitura de Manaus dá início a um projeto para fortalecer a saúde indígena na capital. A primeira ação da iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Manaus, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 20/4, na Associação dos Índios Kokama Residentes em Manaus (Akim), no bairro Puraquequara, zona Leste, onde equipes da Semsa ofertaram serviços e atendimentos de saúde.

A ação na Associação Kokama incluiu atendimentos médicos e de enfermagem, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), vacinação contra Covid-19, auriculoterapia, exame de escarro para tuberculose, além de palestras de educação em saúde e apresentações culturais. O projeto, que terá duração de 10 meses, visa beneficiar um total de 28 comunidades indígenas de Manaus, com foco na Atenção e Educação Permanente em Saúde.

A iniciativa cumpre um papel importante de ampliar o acesso dos povos originários aos serviços de atenção básica de saúde, como assinala a chefe da Divisão de Promoção de Equidade às Populações Vulneráveis da Semsa, Ana Mádria Fonseca. Ela destaca ainda o papel das parcerias interinstitucionais nesse trabalho.

“São muito importantes essas articulações interinstitucionais para nos ajudar a fortalecer essas ações voltadas a essas populações vulneráveis. A comunidade fica distante de algumas de nossas unidades, e por isso a nossa equipe de saúde vem também diretamente à comunidade, ofertar in loco os serviços da Semsa. Isso é importante porque leva a saúde onde ela deve chegar, em todo o território, a todas as populações”, afirma.

O vice-presidente da Cáritas, padre Alcimar Araújo, destaca a importância de uma maior atenção à saúde indígena em Manaus, e conta que a entidade e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) – que financia o projeto, ao lado da Iniciativa de Novos Parceiros, Ampliando Parcerias em Saúde (NPI Expand) e a SITAWI Finanças do Bem – chegaram à Semsa buscando parcerias para desenvolver ações nesse sentido.

“Essas ações são superimportantes porque a Covid-19 ainda não terminou, infelizmente ainda estamos em perigo. Por isso a Cáritas, em parceria com a Usaid, procurou a Semsa para essa tarefa, que é importantíssima. E é muito bom estarmos na primeira comunidade das 28 que estamos acompanhando, fazendo essa primeira ação. Estamos aqui com alegria e apostando que a partir dessa ação a gente consiga desenvolver todo o projeto”, declara.

A cacica Maria do Socorro, da etnia Kokama, expressou satisfação em receber a ação da Semsa e da Cáritas na comunidade, apontando que as famílias integrantes da associação vivenciam muitos desafios no acesso à saúde.

“A gente é só gratidão pelos benefícios que eles trazem para nós, como indígenas daqui de Manaus. É um benefício, pois é muito custoso para nós chegar até o posto de saúde, principalmente por causa do transporte. Eles vindo aqui é melhor, porque a gente sabe que a dificuldade é grande de sair daqui”, diz.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais