Passa a tramitar na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) um projeto de resolução que visa ajudar as famílias com algum dependente químico. A proposta do serviço telefônico gratuito entrou em pauta na última quinta-feira (02/03).
De autoria do deputado estadual Daniel Almeida (Avante), o Projeto de Resolução Legislativa Nº 18/2023 cria o “Disque Não às Drogas” sob coordenação da Comissão de Política Sobre Drogas, Cidadania, Assuntos Indígenas e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
“Estamos disponibilizando um canal direto com a Assembleia Legislativa. Teremos pessoas altamente capacitadas dentro da nossa comissão, dando o apoio necessário às famílias. Queremos dar suporte para encaminharmos o usuário para casas de recuperação, ou mesmo ajudá-los psicologicamente”, explicou Daniel, que preside a Comissão de Política Sobre Drogas.
O projeto ainda prevê o recebimento de denúncias, sob sigilo da fonte, e encaminhamento para os órgãos competentes. O serviço estará disponível cinco dias por semana.
“É realmente uma arma que estamos inserindo para a sociedade utilizar no combate às drogas. Funcionará de segunda a sexta, das 9h às 14h. Quanto às denúncias, o denunciante terá garantida a sua privacidade e total sigilo. Esperamos que as comissões e os deputados possam aprovar esse projeto que vai ajudar a população”, afirmou.
Audiência Pública
O parlamentar pretende anunciar, nos próximos dias, as primeiras audiências públicas da Comissão de Política Sobre Drogas, Cidadania, Assuntos Indígenas e Legislação Participativa.
“Teremos uma reunião, em breve, na Assembleia e outra, possivelmente, em algum município próximo. Vamos atuar com muita força no combate às drogas. Queremos que as famílias tenham oportunidade de ser felizes”, contou Daniel.