Projeto de ONG promove a inclusão de migrantes no mercado de trabalho no Amazonas

Evento buscou sensibilizar empresas a contratarem migrantes e refugiados - Foto: Josué Ferreira/Visão Mundial Brasil
Compartilhe

Visão Mundial é organização que desenvolve o projeto Ven, Tú Puedes!, de resposta à crise migratória da Venezuela no Amazonas.

O projeto é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (PRM) com o objetivo de fornecer assistência à subsistência e aumentar a renda familiar de pessoas venezuelanas em três estados brasileiros: Roraima, Amazonas e São Paulo.

A venezuelana Juliana Margarita León Lozada, que trabalha como assistente de loja e atendimento júnior em Manaus, há cinco meses. Ela conseguiu o emprego após ser atendida pela organização e conta que é muito grata pela oportunidade.

Juliana conseguiu emprego após ser atendida pela Visão Mundial – Foto: Arquivo pessoal

“Consegui me relacionar bem com a equipe de trabalho e aprender coisas novas. No terceiro mês de trabalho fomos destaque nas vendas. Agradeço pela oportunidade que a organização me ajudou a alcançar. Minha vida mudou para melhor. É muito bom ter uma renda fixa todo mês, pois me garante estabilidade”, fala Juliana.

A migrante foi uma das 14 pessoas que tiveram a carteira assinada por intermédio da Visão Mundial, que ajuda a elaborar currículo e cadastrar em um banco de dados, onde as empresas podem selecionar candidatos. Nos três estados em que a ONG atua, 40 migrantes e refugiados conseguiram emprego formal neste ano.

Só no ano passado, 338 pessoas foram empregadas com carteira assinada, a partir das ações desenvolvidas pela organização. Os participantes passam por aulas de língua portuguesa e, em seguida, podem entrar nos cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente. Eles também têm a chance de receber capacitações em empreendedorismo, para abrir ou impulsionar o próprio negócio.

Experiência

Isabel Cordeiro é coordenadora de recrutamento da rede Bemol, no Amazonas. Para ela, a diversidade está no sangue dos brasileiros, e não se trata de fazer caridade, mas, sim, de cumprir o dever social da empresa, abrindo as portas para os estrangeiros. “Às vezes, achamos que isso vai acontecer de forma natural, mas nem sempre é dessa forma. Precisamos começar com pequenas coisas”, avalia.

Segundo Isabel, as empresas devem manter contato com organizações, para que tenham conhecimento sobre como contratar migrantes no Brasil, e entender o contexto no qual essas pessoas estão inseridas. A representante fala que os resultados na Bemol têm sido bons, pois há funcionários de outras culturas, com diferentes visões de mundo.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais