Projeto de urbanismo social para tornar a cidade menos desigual, mais sustentável e acolhedora é lançado

Foto: Divulgação / Semcom
Compartilhe

Transformar a capital amazonense em uma cidade mais acolhedora, inclusiva e sustentável, reduzindo as desigualdades sociais com intervenções estratégicas e participação da população. Com essa missão, o Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), órgão consultivo e auxiliar da gestão municipal, lançará, na próxima segunda-feira (09/10), a partir das 8h30, no Casarão Cassina, no centro histórico, o projeto de Urbanismo Social de Manaus.

O projeto conta com a parceria da Fundação Tellescom e apoio da Consultoria Diagonal, pioneira em gestão social, com 33 anos de história, mais de 1.300 projetos em 22 países e 200 empresas.

Participarão das ações de lançamento do projeto secretários e técnicos de todos os órgãos municipais.

O Urbanismo Social de Manaus será desenvolvido em etapas, sendo a primeira delas, de coleta de dados ambientais, sociais, de educação, saúde, mobilidade, infraestrutura, segurança, urbanismo, empreendedorismo, economia, habitação e outros, além dos projetos e políticas públicas prioritárias da Prefeitura de Manaus.

Em uma segunda etapa, a população será ouvida no máximo nível de detalhes, contribuindo com a avaliação e definição das prioridades do governo municipal.

“Em termos práticos, o Projeto de Urbanismo Social de Manaus nos ajudará a definir quais as prioridades da população, com a máxima riqueza de detalhes e, desta forma, a prefeitura irá aprimorar suas iniciativas de inclusão social, trabalho e distribuição de renda, preservação e recuperação dos ecossistemas urbanos, habitação, educação, saúde. Enfim, tornando Manaus uma cidade sustentável econômica, social e ambiental, atraindo investimentos e produzindo mais qualidade de vida”, explicou o vice-presidente de Assuntos Estratégicos do Conselho de Gestão Estratégica, Alessandro Moreira.

Ele também esclareceu que, neste momento, os gestores públicos serão ouvidos, os dados serão compilados e consolidados em uma plataforma georreferenciada que possibilita decisões ágeis e assertivas. E afirmou que não haverá custos com a Consultoria Diagonal, fruto de cooperação com a Fundação Tellescom, sendo todos os produtos propriedade exclusiva da Prefeitura de Manaus.

O urbanismo social é uma estratégia de intervenção urbana que, a partir da articulação das diferentes políticas públicas, urbanização e participação social, qualifica territórios com altos índices de vulnerabilidade (social, econômica e ambiental) e promove a transformação em espaços mais inclusivos e acolhedores, reduzindo as desigualdades socioespaciais nas cidades.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais