Cerca de 60 estudantes do 6º e 7º ano da Escola Estadual Professor Anderson de Menezes, na cidade de Parintins, participam de uma iniciativa que oferece experiências com esportes não convencionais nas aulas de Educação Física.
Intitulado “Esporte e Lazer no âmbito escolar: Implementação de esportes não convencionais nas aulas de Educação Física”, o projeto durou cinco meses, no segundo semestre de 2021.
Relevância
Segundo a professora e coordenadora do projeto, Ingrid Coelho, os fundamentos teóricos e práticos de Badminton e Tênis de Mesa foram repassados aos estudantes, com a intenção de expandir os conhecimentos sobre esportes desconhecidos:
“Além do principal intuito, que é contribuir para a formação cidadã dos alunos através da participação em práticas diferenciadas nas aulas de Educação Física, os alunos conheceram um pouco mais de novos esportes, não divulgados pela mídia e incomuns no contexto regional”, explicou a docente.
Além disso, a professora acredita que o projeto liga os conhecimentos escolares com a vida prática:
“Os estudantes aprenderam como é amplo o repertório de atividades físicas que existem no mundo e aperfeiçoaram diversos valores positivos, tais como a cooperação, o trabalho em equipe e a necessidade da realização da prática de atividades físicas tanto no âmbito escolar quanto na comunidade”, destacou Ingrid.
Retorno
Devido ao sucesso da iniciativa, a ideia é retomar e expandir as atividades no segundo semestre deste ano. Entre os novos esportes que podem ser implantados na escola estão Slackline e Futebol Americano, informou a professora Ingrid.