Projeto Genômica da Biodiversidade Brasileira (GBB), uma parceria entre o Instituto Tecnológico Vale (ITV) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi lançado nesta sexta-feira (6).
A iniciativa apresentada a jornalistas e publicada no site oficial do projeto, visa o investimento em análises da genômica das espécies nativas da fauna e flora brasileiras ameaçadas de extinção, com enfoque na conservação da biodiversidade e geração de conhecimento aplicável ao desenvolvimento da bioeconomia no Brasil.
O GBB tem objetivo de gerar conhecimentos acerca da genômica de espécies nativas e aplicação do conhecimento gerado em ações de conservação de espécies ameaçadas, servindo como ferramenta importante para subsidiar ações nos diferentes processos institucionais do ICMBio, bem como ampliação do conhecimento no contexto de fortalecimento da bioeconomia como alternativa para o desenvolvimento sustentável.
O ITV projeta investimento da ordem de U$ 25 milhões no GBB até 2027 pela empresa Vale, na aquisição, capacitação e operação de equipamentos de tecnologia avançada necessários ao sequenciamento do genoma das espécies.
Primeiro Workshop do GBB realizado na ACADEBio
Entre 25 e 28 de setembro de 2023 foi realizado o I Workshop do Projeto Genômica da Biodiversidade Brasileira (GBB), definindo espécies-alvo e projetos piloto, no Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade (ACADEBio).
O GBB é um Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação firmado entre o ICMBio e o ITV com o objetivo de desenvolver ferramentas genéticas e genômicas para subsidiar ações de conservação de espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção, além de ações para espécies exóticas invasoras ou com potencial bioeconômico. Diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior são colaboradoras do ICMBio e ITV no projeto.
Site do Projeto GBBO Workshop contou com a participação de pesquisadores do ITV e servidores do ICMBio, que colaborativamente delinearam um plano estratégico para priorização das espécies-alvo para projetos na área da genômica e desenvolvimento de protocolos de monitoramento por DNA ambiental. O plano se baseou principalmente nas demandas dos Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação (CNPCs) e Unidades de Conservação (UCs) do ICMBio.
“Frente ao enorme desafio de preservar a biodiversidade, a realização deste Workshop trouxe excelentes perspectivas para o monitoramento, manejo e conservação das espécies ameaçadas de extinção, empregando ferramentas moleculares. Isso coloca o Brasil no caminho da vanguarda e soberania nacional na geração de conhecimento sobre a nossa própria megabiodiversidade”, avalia Amely Martins, que coordena o projeto pelo ICMBio.
Mais informações podem ser obtidas no site do GBB, lançado hoje. Confira: Instituto Tecnológico Vale | Projeto Genômica da Biodiversidade Brasileira (itv.org)