Boas notícias para profissionais do mercado audiovisual brasileiro. O Projeto Paradiso, por meio do programa Brasil no Mundo, prevê investir, em 2024, mais de R$ 650 mil para apoiar a participação de longas-metragens e séries de ficção brasileiros selecionados em 29 festivais e mercados nas Américas, Europa, Ásia e África. Pela primeira vez o Projeto Paradiso vai apoiar as mostras “Classics”, voltadas para a exibição de filmes restaurados, além de clássicos remasterizados, que serão exibidos nos Festivais de Cannes (França), Berlim (Alemanha), Locarno (Suíça) e Veneza (Itália).
Ainda entre as novidades estão previstos apoios para as principais mostras competitivas dos festivais Tallinn Black Nights (Estônia); Festival de Marrakech (Marrocos) e Festival de Busan (Coreia do Sul), além do Iberseries (Espanha), voltado para o mercado de séries. Os tradicionais eventos do audiovisual de Cannes, Berlim, Roterdã, Sundance, Locarno, San Sebastian, Guadalajara, Annecy, Biarritz, Toronto, Toulouse e Ventana Sur seguem na lista de aportes automáticos, além de South by Southwest, Jeonju, Tribeca e Frameline, entre outros. E, pelo segundo ano consecutivo, será mantido o apoio ao festival de cinema gênero da Catalunha, o Sitges.
“O Brasil no Mundo vem com uma novidade importante, que são os apoios a filmes nas mostras ‘Classics’, que buscam preservar a memória de produções audiovisuais de relevância histórica. Por aqui vimos com alegria a retomada da Cinemateca Brasileira e da Sessão Vitrine Petrobrás, que incluiu a exibição remasterizada em 4K do ‘Durval Discos’, filme de estreia de Anna Muylaert, em comemoração ao seu 20º aniversário. Nos inspiramos nessa tendência para celebrar produções memoráveis que merecem ser celebradas, pois além de ajudarem a consolidar o cinema nacional, abriram portas para novos cineastas brasileiros”, diz Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em quatro anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.