Projeto “Plantas que Curam do Mercado Adolpho Lisboa”, vai qualificar e certificar os comerciantes de plantas medicinais

Com o levantamento concluído, a Visa Manaus irá promover cursos de capacitação para permissionários. Foto: Reprodução
Compartilhe

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participou, neste sábado (15/07), das comemorações dos 140 anos do mercado municipal Adolpho Lisboa, no centro histórico da cidade, com o lançamento do projeto “Plantas que Curam do Mercado Adolpho Lisboa”, que irá qualificar e certificar os comerciantes de plantas medicinais que atuam nesse ponto turístico, de modo a reforçar a saúde e o bem-estar dos consumidores.

O projeto da Gerência de Vigilância de Medicamentos (GEVMED) da Visa Manaus conta com o apoio da Gerência de Assistência Farmacêutica (GEASF) da Semsa, através do Núcleo de Farmácia Viva, e da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), responsável pelo mercado.

Segundo o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, o “Plantas que Curam” busca valorizar o comércio de plantas medicinais na cidade, as quais, além de representar a biodiversidade e as potencialidades inerentes à região amazônica, constituem uma parte importante da cultura e dos saberes da população.

“A ideia inovadora desenvolvida por nossa Gerência de Vigilância de Medicamentos é criar mecanismos para garantir a procedência e a qualidade dos produtos feitos a partir de ervas amazônicas, para então certificar as bancas dispostas a vender apenas itens de qualidade assegurada, criando, assim, locais de referência para o público adquirir plantas medicinais dentro do Mercado”, explica.

O “Plantas que Curam do Adolpho Lisboa” será desenvolvido em várias etapas, como explica a gerente de Vigilância de Medicamentos, Marcilea Gonçalves.

“A princípio, vamos coordenar a catalogação dos produtos feitos a partir de plantas medicinais no mercado, com o apoio de estudantes universitários de Farmácia. Será um intercâmbio de conhecimentos benéfico e integrador em vários aspectos, que vai aproximar a ciência do conhecimento popular, e os estudantes daqueles que detêm a sabedoria herdada de gerações”, completa.

Com o levantamento concluído, a Visa Manaus irá promover cursos de capacitação para permissionários, para que eles possam identificar, selecionar e até mesmo elaborar produtos com procedência e eficácia garantidos, evitando comercializar medicamentos que possam trazer riscos à população.

O fiscal farmacêutico da Visa Manaus, Fabio Markendorf, idealizador do projeto, explica ainda que as bancas que aderirem à proposta e atenderem aos requisitos propostos receberão o selo de “Banca Parceira”.

Tais estratégias buscam fomentar e valorizar as cadeias produtivas características da região amazônica, permitindo também a difusão das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), das quais as plantas medicinais fazem parte, colocando a biodiversidade e o conhecimento tradicional em destaque sem deixar de lado o aspecto técnico necessário à qualidade dos produtos.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais