Propostas socioambientais para a Cúpula da Amazônia são temas de debate com organizações colômbianas

Propostas socioambientais para a Cúpula da Amazônia são temas de debate online com organizações da Colômbia nesta quarta-feira
Foto: Reprodução
Compartilhe

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) está realizando uma série de eventos  online em preparação para a Cúpula da Amazônia, que acontecerá em agosto, em Belém (PA), reunindo os chefes de estado dos países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e a sociedade civil organizada.

O evento é uma realização da SDSN Amazônia, iniciativa secretariada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em conjunto com a Equator Initiative, União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), Sustainable Ocean Alliance (SOA), Green Climate Fund (GCF), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP) e Alianzas para la Sostenibilidad (Alisos).

O objetivo é fortalecer o posicionamento e a incidência política da sociedade civil Pan-Amazônica, povos indígenas e comunidades locais na agenda climática global e em prol da conservação ambiental.

Ao final dos encontros, também acontecerá a construção de uma carta coletiva com as principais propostas e recomendações socioambientais. O documento será apresentado na Cúpula da Amazônia, evento que reunirá os chefes de Estado dos países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém (PA), inclusive o presidente Lula.

Na última quinta-feira (08/06) a SDSN se reuniu com representantes da Amazônia equatoriana, incluindo o ministro Gustavo Manrique Miranda, do Ministerio del Ambiente, Agua y Transición Ecológica (MAATE). As discussões giraram em torno de temas relacionados à crise climática, redução do desmatamento, segurança indígena, territórios, bioeconomia e investimentos com foco em recursos públicos.

“Os encontros online têm sido muito propositivos, pois permite reunir a sociedade civil organizada em prol de uma agenda que destaque a Amazônia como região, e não de maneira isolada e subnacional”, comenta Gabriela Sampaio, gerente do Programa de Soluções Inovadoras da FAS.

Na próxima segunda-feira (19/06) quem apresentará as suas demandas é a sociedade civil e política do Brasil. O encerramento do ciclo de conversas ficará com a Venezuela, no dia 27/06.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais