Quarta edição do Congresso Mundial de Ciência e Cozinha tem presença de brasileiros

QUARTA EDIÇÃO DO CONGRESSO MUNDIAL DE CIÊNCIA E COZINHA ACONTECE NOS DIAS 13,14 E 15 DE NOVEMBRO EM BARCELONA
Foto: Reprodução
Compartilhe

Nos dias 13, 14 e 15 /11 a Universidade de Barcelona, receberá 23 delegações de diferentes países das Américas do Sul e Norte, Europa, África e Ásia para debater a Gastronomia Científica. Durante três dias, chefs, cientistas, especialistas e profissionais da área de alimentação de todo mundo, vão se reunir pela quarta vez, para discutir como a conexão entre a ciência e a cozinha pode contribuir para a construção de uma alimentação mais saudável e sustentável.

Com o tema “Processos, Tradição e Inovação”, o congresso irá abordar os diversos assuntos como os processos gastronômicos científicos na indústria dos alimentos; aplicados à confeitaria com o patisser Francisco Migoya do Modernist Cuisine e a formação em processos gastronômicos científicos com Davide Cassi da Universidade de Parma (Itália). E também haverá a entrega dos diplomas para os primeiros alunos do curso de verão da Escola de Gastronomia Científica, que teve a participação da confeiteira paulista Giuliana Cupini.

Será apresentado o livro “Esto es Ciencia y Cocina” do chef chileno Heinz Wuth que esteve em setembro em Manaus, durante a Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA 23.

A Universidade americana Harvard traz o curso de ciência e cozinha do Harvard Lab Research. Outras palestras serão sobre coquetelaria, técnicas aplicadas ao café, apresentação do projeto cozinheiros pela sustentabilidade, e mais reuniões de trabalhos, workshop e brunch.

Chefs renomados como Ferran Adrià (presidente do comitê científico e gastronômico do congresso); Shinobu Namae do restaurante L’Effervescence de Tokyo; os irmãos Joan, Josep e Jordi Roca do Celler Can Roca; Carolina e Mauro Colagreco do Mirazur; são alguns dos nomes que estão confirmados na programação do evento deste ano.

O Brasil participará do congresso na Universidade de Barcelona com uma delegação presidida pela jornalista e pesquisadora da cultura alimentar indígena e amazônica, Denise Rohnelt de Araujo (RR); pela CEO da empresa paraense Manioca, Joanna Martins (PA) que vai falar sobre os produtos amazônicos; o biológo especializado em cogumelos e trufas, Marcelo Sulzbacher (RS); a coordenadora do curso de gastronomia da Universidade Mackenzie, Camila Landi (SP); as confeiteiras paulistas Joyce Galvão, autora do livro “A química dos bolos”, e Giuliana Cupini que trabalha com neuroconfeitaria, além de outros profissionais brasileiros que estarão conhecendo o evento.

A primeira palestra será sobre restauração coletiva e os sistemas alimentares sustentáveis, com Florence Egal – Doutora em Medicina com Mestrado em Saúde Pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, e especialista em segurança alimentar , nutrição e meios de subsistência.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais