Queiroga afirma que encontro com Fux não trata de findar a pandemia

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga - Foto: Myke Sena/ Ministério da Saúde
Compartilhe

O presidente Jair Bolsonaro (PL) espera há semanas que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, altere os status sanitários da pandemia. Inicialmente, o objetivo era rebaixar para “endemia”.

Na última quarta (16/03), Bolsonaro afirmou em entrevista à TV Ponta Negra que Queiroga vai decretar o “fim da pandemia” no início de abril, mesmo sem o aval da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesta quinta (17/03), Queiroga se encontrou com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. E o chefe da pasta trouxe um discurso diferente, ao afirmar que a movimentação não se tratam de alterar o status de pandemia para endemia, quando passa-se a “conviver” com o vírus.

Segundo interlocutores dos ministros, Queiroga procurou Fux com o objetivo de evitar ruídos com o Judiciário e comunicar que a pasta da Saúde pretende seguir em frente com o plano de reconhecer o status de endemia.

O membro do Executivo não deseja fazer a alteração de forma “abrupta”, por isso tem se encontrado com os chefes dos Poderes, também com foco em evitar retaliações de parlamentares e derrotas no Supremo caso a medida seja judicializada.

Cautela

Apesar de se movimentar contra a principal entidade sanitária mundial, o chefe da Saúde disse em entrevista na saída do Supremo que a pasta segue recomendações dos órgãos internacionais de regulamentação.

“As pessoas às vezes confundem com transformar a pandemia em endemia. Isso não é prerrogativa do ministro, o que faço, dentro da lei, é definir a duração da emergência em conformidade com o regulamento sanitário internacional”, afirmou na saída do Supremo.

Fonte: CartaCapital.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais