Queiroga declara fim de emergência sanitária no Brasil

Foto: Walterson Rosa/MS
Compartilhe

Em um pronunciamento em rede nacional de TV e rádio, neste domingo (17/04), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga declarou o fim da emergência sanitária em decorrência da pandemia do Covid-19. No entanto, afirmou que “não significa o fim” do vírus.

“Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS, temos hoje condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional, a Espin. Nos próximos dias, será editado um ato normativo disciplinando essa decisão”, disse Queiroga.

O decreto de emergência foi divulgado em fevereiro de 2020 e possibilitou medidas contra o Covid-19, incluindo o uso emergencial de vacinas, medicamentos, isolamento social, obrigatoriedade de máscara e autonomia para estados e prefeituras sobre outras normas de contenção.

Durante sua fala, o ministro ressaltou os números devido as vacinas no país, com mais de 73% da população brasileira com o esquema vacinal completo e cerca de 71 milhões com a dose de reforço. Além disso, destacou também os investimentos do governo na área da saúde nos últimos dois anos com os 100 bilhões de reais destinados ao combate à pandemia e os mais de 492 bilhões para o financiamento regular.

Entretanto, não deu detalhes sobre como o Ministério da Saúde irá proceder com as regras sanitárias já em vigor.

 

 Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN)

Segundo a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, esse é um termo jurídico disciplinado por meio do decreto 7.616, de 2011, para casos epidemiológicos, desastres ou desassistência a população, e ocorrerá “em situações que demandem o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública”. Até hoje, o Brasil declarou emergência sanitária apenas duas vezes: em 2015, devido a epidemia do vírus zika, e em 2020, por conta da pandemia do Covid-19.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais