Quem é Joaquim Alvaro Pereira Leite, novo ministro do Meio Ambiente

Compartilhe

Substituto de Ricardo Salles, que pediu exoneração na tarde desta quarta-feira (24), Joaquim Alvaro Pereira Leite é o novo ministro do Meio Ambiente nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O primeiro cargo do novo ministro na pasta foi exercido entre julho de 2019 e abril de 2020, no Departamento Florestal. No mesmo mês, ele assumiu a chefia da Secretaria de Florestas e Desenvolvimento Sustentável, que foi substituída em setembro do ano passado pela da Amazônia e Serviços Ambientais, onde estava até o momento.

Antes de ingressar no ministério do Meio Ambiente, Pereira Leite foi conselheiro por mais de 20 anos da Sociedade Rural Brasileira (SRB), uma das organizações que representam o setor agropecuário, entre 1996 e 2019. A entidade apoia a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), conhecida como “Bancada Ruralista” no Congresso, com mais de 200 deputados federais e senadores.

Pereira Leite é Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Marília (Unimar-SP), com metrado no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper-SP).

O novo ministro do Meio Ambiente também atuou na iniciativa privada, como diretor operacional e coordenador de auditoria da MRPL Consultoria, diretor geral da empresa do ramo farmoquímico Neobrax, consultor administrativo da Suplicy Cafés Especiais, diretor da Lot Incorporações, e também proprietário administrador da Fazenda Alvorada, de produção de café.

Em decreto publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 23, o presidente Jair Bolsonaro exonerou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Segundo a publicação, a saída foi a pedido do, agora, ex-ministro.

Pressionado, Salles alegou motivos familiares para deixar o cargo. Sua gestão foi marcada por diversas polêmicas, incluindo a que envolve a reunião ministerial de 22 de abril de 2020. Na ocasião, ele sugeriu a Bolsonaro que o governo aproveitasse a pandemia do novo coronavírus para “ir passando a boiada”, ou seja, modificar as regras ambientais.

Atualmente, ele é alvo de duas investigações no Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma delas, o ministro é investigado por supostamente ter atrapalhado o inquérito sobre apreensão de madeira. No entanto, Salles nega ter cometido irregularidades.

No início deste mês, a ministra do STF Cármen Lúcia aceitou pedido pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para abertura de inquérito envolvendo Salles, o qual aponta a suspeita de prática dos crimes de advocacia administrativa, dificultar fiscalização ambiental e impedir ou embaraçar a investigação de infração penal que envolva organização criminosa.

*Com informações do G1 e da CNN.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais