Nesta quinta-feira (17/03), a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realiza a inauguração do memorial Moacir Andrade, que conta com um acervo pessoal do artista plástico doado pela família. O memorial será simbolicamente inaugurado na data de aniversário de Moacir, que, se vivo estivesse, estaria completando 95 anos. Além disso, marcará a reabertura do Museu da Cidade de Manaus (Muma), para visitação do público.
Andrade, que iniciou na pintura como autodidata, tornou-se um membro de destaque do Clube da Madrugada, onde ajudou no processo de renovação das expressões artísticas locais. Organizou exposições e cursos de pintura para os jovens interessados em aprender a pintar, atividades essas que foram realizadas em espaços públicos, para que a população tivesse acesso. Como escritor, deixou importante contribuição para a literatura regional, com livros de ensaio sobre a cultura amazônica, poesia, memória e artes plásticas.
O espaço do memorial é dividido em duas salas e tem como conceito a família, o trabalho e o artista Moacir Andrade, e recebe, além do acervo de desenhos e objetos de coleção do próprio ateliê do pintor, como: sua mesa de pintura, banquetas, pincéis e paletas doadas pela família do artista.
O Muma, que está passando por reformas, volta a funcionar para visitação pública, via agendamento prévio, com 50% da capacidade. Ele está localizado no Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus (em frente à praça Dom Pedro II).