Reaproveitamento de matéria orgânica é desenvolvido em Manaus

Semulsp possui uma destinação adequada desse material, por meio da reciclagem e reaproveitamento. Foto: Bruno Leão/ Semulsp
Compartilhe

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) desenvolveu maneiras de reaproveitamento da matéria orgânica, com o objetivo de melhorar a destinação dos resíduos de podas de árvores e plantas, no viveiro da sede da Semulsp, localizado na avenida Compensa, bairro Compensa, zona Oeste da cidade.

Os materiais vegetais, principalmente gerados pela poda de árvores e pela manutenção de jardins, representam uma porção importante de resíduos gerados em toda a cidade. Pensando nisso, a Semulsp possui uma destinação adequada desse material, por meio da reciclagem e reaproveitamento.

De acordo com o secretário da Semulsp, Altervi Moreira, a pasta propõe um modelo de gestão para os resíduos da arborização urbana, como galhos e troncos, folhas, flores e frutos, que são reaproveitados no viveiro.

“A equipe do viveiro recebe todo material do campo, produz as mudas e volta novamente ao campo, tornando o jardim de nossas praças, das unidades de saúde e das escolas, bonito de se ver na cidade. Esta é a determinação do prefeito David Almeida, cuidar da cidade e no viveiro isso é sensacional, eles cuidam com amor da nossa cidade”, ressaltou Moreira.

 

Tijolos ecológicos

O que antes viravam lixos e despesas para os cofres públicos, agora são reaproveitados e transformados em tijolos. É assim que Semulsp está transformando a madeira proveniente da poda de árvores em todo o município. Os troncos e galhos das árvores têm como destinação final a incineração, servindo de combustível, alimentando os fornos das empresas de tijolos.

“São diversas toras de árvores que o nosso aterro deixa de receber. Os serviços da Prefeitura de Manaus, principalmente na Semulsp, passam a contar com tijolo ecológico para os serviços da própria pasta”, explicou Moreira.

 

Compostagem

Outro serviço feito pela Semulsp é a compostagem, processo de biodegradação dos resíduos orgânicos (provenientes geralmente de origem vegetal, como sobras de frutas, legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, entre outros), realizada por microrganismos e/ou minhocas. O processo é todo controlado para que ocorra a temperatura, umidade e oxigenação necessárias. O produto da compostagem é o composto orgânico, rico em nutrientes e utilizado para fertilização do solo, além de facilitar que o mesmo retenha mais água e evite erosão provocada pela chuva.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!