Um recital poético em celebração ao “Dia Municipal da Poesia” e “Dia B de Bacellar”, acontece nesta segunda-feira, 04/09, às 15h, na biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista, praça do Congresso, centro.
A data escolhida para celebração da poesia no município de Manaus é alusiva ao nascimento do poeta manauara Luiz Bacellar, um dos nomes mais expressivos da literatura brasileira contemporânea.
Em cumprimento ao dispositivo legal na cidade, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura) têm a grata satisfação de realizar o recital “O ofício do poeta”, celebrando também o “Dia B de Bacellar”.
O evento contará com as participações especiais do poeta Dori Carvalho (conselheiro do segmento de Literatura, no Conselho Municipal de Cultura), de poetas do Clube Literário do Amazonas (Clam), do grupo de Estudos da Metáfora e Pesquisas sobre Língua e Literatura de Expressão Amazônica de estudantes (Gremplexa), de alunos do mestrado em Letras, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), estudantes da escola municipal Aristides Barreto, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, e do cantor e compositor Sebastião do Largo.
Será um evento festivo, com palestras, rodadas de poesia e música.
O dia 4 de setembro foi instituído como “Dia Municipal da Poesia” pela Lei nº 3.013, de 11 de janeiro de 2023, devendo passar a constar no calendário oficial da cidade de Manaus e nas agendas de comemorações dos departamentos municipais de cultura, turismo, educação e promoção de lazer, com a realização de eventos alusivos à história da literatura brasileira e homenagens aos poetas locais.