O maior cantor de todos os tempos do Brasil está completando 80 anos nesta segunda-feira. Na semana passada, o Rei pediu aos fãs para não cumprirem um ritual antigo: de ir para a porta da sua casa no dia do seu aniversário. O comunicado foi feito através de sua assessoria de imprensa: “Não vá até a porta do seu apartamento”. Já é uma tradição para seus fãs levarem faixas, bolo e cantarem parabéns para o seu ídolo, na porta do seu prédio, na Urca, zona sul do Rio. Em agradecimento, Roberto aparece na varanda e acena para o grupo.
“Atendendo às diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde) no que diz respeito a aglomerações e em respeito à grave situação que vivemos, Roberto Carlos não aparecerá na varanda como é de costume nesta data. Ele pede que ninguém vá até a porta de seu apartamento, que, sempre que possível, todos permaneçam em suas casas, em isolamento social até que seja seguro retornarmos à rotina.
A Vacina é o único caminho hoje. Roberto Carlos, já recebeu sua vacina. Vacine-se também, assim que esteja disponível para você!
Roberto Carlos agradece às demonstrações de carinho que já vem recebendo, a compreensão de vocês, reforça que isso é para o bem de todos e manda um beijo muito carinhoso para todos”.
O cantor iniciou a carreira artística em casas noturnas de Copacabana, na Zona Sul carioca, como intérprete de bossa nova — é um apaixonado confesso por João Gilberto. A fama e o sucesso vieram a partir de 1965, quando passou a comandar o programa Jovem Guarda, ao lado de Erasmo Carlos e Wanderléa, na TV Record. Autor de canções românticas clássicas, ele viu a popularidade aumentar a partir da década de 1970. Ostentando o cetro de Rei, lançou 40 discos e incontáveis hits e vendeu milhões de discos.
Mas o Rei Roberto Carlos, como a maioria consciente dos brasileiros, tem se mantido em casa, por causa da pandemia do Novo Coronavírus, E de casa, ele vem compondo músicas e assistindo a tevê. Aguardando a segunda dose da vacina, ele está na expectativa de que haja imunização em massa em todo o país, para que as atividades artísticas sejam retomadas. Fazendo planos para 2022, o Rei elaborou uma agenda a qual constam, por exemplo, a apresentação de shows no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa; e o início das filmagens do longa-metragem sobre sua vida, com direção do cineasta Breno Silveira.
Enquanto isso não ocorre, estão à disposição no mercado editorial quatro livros sobre o ídolo: Roberto Carlos em detalhes e Roberto Carlos outra vez, de Paulo César de Araújo; Por isso essa voz tamanha, de Jotabê Medeiros; e o recém-lançado Querem Acabar comigo — Da Jovem Guarda ao trono, a trajetória de Roberto Carlos na visão da crítica musical, do jovem autor fluminense Tito Guedes.