Remédios devem ficar 10,89% mais caros a partir desta semana

Sindusfarma afirma que reajuste veio como esperado Foto: Agência Brasil
Compartilhe

Foi divulgado, na tarde desta terça-feira (29/03), pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o reajuste de 10,89% nos preços dos medicamentos a partir do dia 1º de Abril, quando, normalmente, entra em vigor a autorização de reajuste.

De acordo com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), o reajuste veio em linha com o esperado. No ano passado, o reajuste autorizado foi de até 10,08% para os medicamentos, diante de uma inflação de 4,52% em 2020.

“Os medicamentos têm um dos mais previsíveis e estáveis comportamentos de preço da economia brasileira” garante o presidente-executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini.

De acordo com a lei, segundo o Sindusfarma, a recomposição anual de preços definida pelo governo poderá ser aplicada a cerca de 13 mil apresentações de medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro.

Fórmula de reajuste

O reajuste é calculado por meio de uma fórmula que leva em conta a variação da inflação medida pelo IPCA, ganhos de produtividade das fabricantes de medicamentos. Ademais, a variação dos custos dos insumos e características de mercado são consideradas.

No início do ano, o Comitê Técnico-Executivo da CMED decidiu fixar em zero dois fatores que compõem a fórmula do reajuste dos preços dos medicamentos para este ano: o fator de produtividade (Fator X), o fator de ajuste de preços relativos intrassetor (Fator Z), mais o fator Y — que se refere a ajuste de preços relativos entre setores — e a inflação.

O fator X é estabelecido a partir da estimativa de ganhos futuros de produtividade das empresas que compõem a indústria farmacêutica no país. Conforme informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Fator Z também terá valor igual a zero, conforme prevêem as regras de uma resolução do comitê que estabelece os critérios de composição de fatores para o ajuste de preços de fármacos.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais