O jornalista Fabiano Villela e a TV Liberal estão entre três finalistas do prêmio Covering Climate Now, na Universidade de Columbia, dos Estados Unidos. Villela concorre na categoria “Vídeo-Cobertura Diária”. Ao todo mais de 900 conteúdos jornalísticos de 65 países concorrem ao prêmio .
O representante brasileiro concorre com a matéria ‘Amazônia apresenta diversos pontos de queimadas e cicatrizes deixadas pelo desmatamento’. A reportagem foi exibida no Bom Dia Brasil em 20 de setembro de 2021.
Fabiano Villela acumulou a produção, a reportagem e a edição de texto. A edição de imagens foi realizada pelo editor Antenor Filho. As imagens são de Fernanda Ligabue (projeto ‘Amazônia em Chamas’). “Percorremos as duas regiões mais atingidas pelas queimadas e desmatamentos da Amazônia e mostramos a relação da destruição da floresta com as mudanças climáticas”, relata Fabiano Villela.
Segundo Carlos Bonatelli, chefe de Jornalismo da Rede Liberal o prêmio é muito importante para a emissora.”É mais gratificante ainda por se tratar de uma tema tão importante mundialmente como é a Amazônia. Esse olhar cuidadoso sobre a nossa floresta retrata muito bem um dos caminhos que nosso jornalismo deve seguir”, ressalta o executivo.
A seleção dos finalistas do prêmio Covering Climate Now foi feita por um júri de 90 ilustres jornalistas de diversos países. Os vencedores de todas as categorias serão anunciados ainda em maio.