Representantes russos e ucranianos se reúnem em Istambul para tentar findar a guerra

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, é um dos nomes mais influentes no processo - Foto: EFE/ EPA/ Yuri Kochetkov
Compartilhe

A Rússia invadiu a Ucrânia no dia 24 de fevereiro, e desde lá, prédios e cidades foram reduzidos a pó, milhares de pessoas morreram, e mais uma crise humanitária apareceu.

Volodymyr Zelensky esperou por uma intervenção militar contra Vladimir Putin que até agora não aconteceu. Mas a Rússia não sai ilesa: o país sente os fortes abalos econômicos de capital privado e públicos, congelados por forças ocidentais, e se apoia em sua representação permanente na Organização das Nações Unidas (ONU).

Em meio ao caos, surge uma luz no fim do túnel: os representantes dos países europeus se reunião em Istambul, nesta terça (29/03), com expectativa de aproximar os interesses e cessa o fogo imediata e definitivamente.

Preparos

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, expressou otimismo moderado em relação a esta nova reunião, afirmando que vê um acordo entre a Rússia e a Ucrânia como possível:

“Seja como for, vejo que há oportunidades para um acordo, já que nossos parceiros ocidentais começam a entender os graves erros cometidos há muitos anos, embora talvez, por razões compreensíveis, não o digam em voz alta”, disse.

Na véspera, o presidente ucraniano, Volodímir Zelenski, também havia afirmado que seu país “está pronto” para oferecer as “garantias de neutralidade” que Moscou exige.

“Garantias de segurança e neutralidade, status não nuclear para nosso país. Estamos prontos para isso”, disse Zelenksi em entrevista a vários meios de comunicação independentes russos, neste domingo (27/03).

Apesar das declarações conciliatórias de Lavrov e Zelensky, o lado ucraniano disse que o clima dessas negociações entre as equipes técnicas ainda é “difícil”.

Vadim Denisenko, assessor do ministro do Interior ucraniano, admitiu à Reuters na segunda-feira que não espera grande progresso desta nova rodada em Istambul. No entanto, os mediadores turcos certificaram alguns progressos. 

Donbass e Crimeia

Os pontos mais distantes da negociação seriam o status da Crimeia, que Moscou exige ver reconhecida como parte de seu território, e de Donbas, que o Kremlin quer conquistar a independência da Ucrânia ou anexar à Rússia.

No entanto, o chefe da diplomacia ucraniana baixou as expectativas e disse que, sobre os pontos mencionados por Erdogan, “não houve consenso” com a Rússia.

“Quero acabar com esta guerra. Não quero ter centenas de milhares de mortos. Portanto, não pretendo atacar à força nem em Donbass nem na Crimeia. Porque eu entendo que muitos milhares de nosso povo morreriam”, afirmou Zelensky, se referindo a Donbass.

Fonte: El País.*

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!